Gustavo Mendanha prestigia equipes aparecidenses que participam da 5ª edição do Go Cup

Por Daniela Ribeiro

28 de março de 2018

Por Daniela Ribeiro

28 de março de 2018

Foto: Enio Medeiros

Mais de três mil crianças disputam quase mil partidas em cinco dias do campeonato que conta com a participação de equipes nacionais e de outros países

O prefeito Gustavo Mendanha acompanhado de sua comitiva e do ex-prefeito Maguito Vilela, assistiram, na manhã desta quarta-feira, 28, às partidas das equipes infantis aparecidenses no Torneio Mundial de Futebol Infantil Go Cup. O campeonato está sendo realizado no Complexo Fut Art – Gramados, no setor Bela Morada, e conta com a participação de 266 equipes de 15 países. Ao todo, 3,5 mil crianças participam do tornei que teve início no domingo (25) e segue até este sábado, 31.

Esta é a quinta edição do torneio que, de acordo com o prefeito, transformou Aparecida de Goiânia na capital mundial do futebol infantil. “Daqui desses campos podem sair os novos craques do futuro que ocuparão o espaço deixado por Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. E a prefeitura é sempre parceira deste evento, pois entendemos que o apoio ao esporte é uma ação importante para transformar a vida de crianças e jovens aparecidenses que podem se tornar grandes jogadores no futuro”, destacou Gustavo.

As disputas do torneio nas categorias sub-7 a sub-12 acontecem durante todo o dia e segundo os organizadores, o intercâmbio entre as crianças é uma grande oportunidade para que possam conhecer novas culturas e mostrar o seu talento. “Os jogadores se socializam com crianças de outros 15 países, o que culturalmente é muito bom. E, além disso, eles têm a oportunidade de serem observados por olheiros e quem sabe realizar o sonho de jogar em uma grande equipe”, comentou Leo Trota, um dos organizadores do evento.

Durante a visita, Gustavo Mendanha deu o ponta pé inicial de uma das partidas do time da Aparecidense/Semel contra uma equipe japonesa e também um outro jogo contra a equipe do Botafogo. Lucas Henrique de 7 anos joga na categoria sub-8 da equipe da Aparecidense/Semel disse que estava feliz em poder participar do campeonato. “Na partida de ontem ajudei meu time ganhar marcando três gols e isso me deixou bastante feliz”, contou ele que estava acompanhado da mãe, Letícia Campos Borges. “Pra mim é um orgulho ver meu filho disputar um campeonato tão importante”.

Dos 26 estados brasileiros, 18 estarão representados mais o Distrito Federal. Além disso, 13 países, além do Brasil também entraram em campo, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, EUA, Japão, México, Portugal, Uruguai e Rússia, sede da próxima Copa do Mundo, também estará representada. Ou seja, grande parte do futuro do futebol mundial estará em campo durante o Go Cup. Representados também por tradicionais times internacionais como: Peñarol, Benfica, Atlético Nacional (Colômbia), entre outros.

O torneio conta ainda com 18 equipes de projetos sociais, 800 membros de comissão técnica e 100 árbitros que atuam nas quase mil partidas que estão sendo disputadas. Times importantes do país também marcam presença, como: Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Goiás. A final do Torneio será realizada no sábado, 31, no Estádio Olímpico em Goiânia. “Nosso objetivo é apoiar e incentivar o esporte em nossa cidade, principalmente um evento como este que movimenta também a nossa economia e turismo”, comentou o secretário de Esportes de Aparecida, Gerfeson Araújo. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes também participou da visita.