Gustavo Mendanha se reúne com presidente da Saneago e discute obras de água tratada e esgoto

Por Rafael Freitas

12 de fevereiro de 2019

Por Rafael Freitas

12 de fevereiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

O acesso à água tratada e o asfaltamento dos bairros são dois fatores importantes para o desenvolvimento urbanístico de Aparecida de Goiânia. Com o objetivo de cobrar maior investimento na implantação da rede de água em benefício da população, o prefeito Gustavo Mendanha se reuniu na tarde desta terça-feira, 12, com o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, e com o diretor de Gestão de Obras, Ricardo Correia, na sede da companhia. A reunião contou com a presença do vice-prefeito Veter Martins, dos secretários municipais Fábio Passaglia (Desenvolvimento Urbano) e Tatá Teixeira (Articulação Política) e do vereador Arnaldo Leite.

Durante o encontro, o prefeito pediu celeridade no processo licitatório para a construção das adutoras do “Linhão”, obra que ligará o Sistema Produtor Mauro Borges, na capital, ao município de Aparecida de Goiânia. “Meu desejo é que o benefício chegue em cada residência da cidade e que toda a população do município tenha acesso à água com qualidade. Para os bairros não asfaltados, como a Vila Oliveira, já temos o recurso para fazer a pavimentação, mas falta ainda a implantação das adutoras para executarmos o serviço. Por isso nos reunimos mais uma vez em busca de uma solução para o processo”, afirmou Gustavo.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, afirmou que o trabalho conjunto é fundamental para que as obras da rede de água e esgoto, executadas pela Saneago e BRK Ambiental, e a pavimentação pela Prefeitura ganhem agilidade. “Aparecida vai ter 100% de água tratada e esgoto nos próximos anos. As parcerias servem para encararmos as necessidades da cidade e vamos trabalhar também com a recuperação de nascentes e a conscientização da população para o uso racional da água”, afirmou. A empresa também divulgou a previsão de obras futuras para este ano e ampliação do sistema de saneamento básico em Aparecida de Goiânia.

Atualmente pouco mais de 60% das casas do município são abastecidas com água tratada e cerca de 30% com galerias de esgoto. “O saneamento básico é importante para a melhoria da qualidade de vida da população, pois a falta da água potável e da coleta regular de esgoto é o ambiente adequado para a proliferação de fungos e verminoses que causam doenças graves como diarreia e hepatite. Por isso estamos buscando todos os meios e parcerias para universalizar o sistema de distribuição de água e tratamento de esgoto da nossa cidade”, finalizou Gustavo Mendanha. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fáblio Passaglia, aproveitou a reunião para convidar Ricardo Soavinski, que também é ligado as causas ambientais, para conhecer as nascentes da Área de Proteção Ambiental Serra das Areias.