Gustavo Mendanha vistoria obras em unidades de Saúde de Aparecida

10 de setembro de 2021

Por Polliana Martins

10 de setembro de 2021

Foto: Comitiva vistoriou as obras de ampliação da UBS Colina Azul (Foto: Rodrigo Estrela)

Gustavo verificou o andamento de obras, conversou com os gestores locais, agradeceu o empenho dos servidores da Saúde no combate à Covid-19 e outras doenças e reafirmou os investimentos municipais em inovação e tecnologia.

O prefeito Gustavo Mendanha visitou, na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, as obras de reforma e ampliação do Centro de Atendimento Ambulatorial, de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Centro de Zoonoses. Acompanhado do vice-prefeito Vilmar Mariano, do secretário de Saúde Alessandro Magalhães e de outras autoridades municipais, Gustavo Mendanha verificou o andamento dos trabalhos, conversou com gestores e destacou que o objetivo primordial de sua gestão é oferecer à população serviços de excelência com estrutura adequada.

Às 8h a comitiva do prefeito iniciou as visitas pelo Centro de Atendimento Ambulatorial, tradicional unidade da Saúde de Aparecida localizada em frente à Praça da Matriz, no Centro da cidade. “Aqui já funcionou o antigo Pronto Socorro Municipal, é um lugar conhecido da população e que precisava ser reestruturado para melhorar as condições de trabalho dos profissionais e acolher os usuários com mais segurança e conforto, ” afirmou Gustavo Mendanha.

De acordo com o departamento de Arquitetura e Engenharia da SMS, as obras no prédio do Centro de Atendimento Ambulatorial ainda devem durar cerca de seis meses com custo aproximado de R$ 240 mil de recursos da Prefeitura. “Estamos trabalhando com foco no conforto dos usuários e dos profissionais com obras que comportam reparos e readequações estruturais de alvenaria e de revestimentos de paredes, instalações elétricas, telefônicas, hidráulicas e cabeamentos, assim como vidros, pisos e pinturas, dentre outras intervenções, ” acrescentou o secretário Alessandro.

Mais atenção às urgências e emergências

Logo depois, o prefeito foi para a UBS do Setor Colina Azul vistoriar a reforma e ampliação da unidade, a 40ª da cidade e sétima entregue pela atual gestão municipal. Denominada Gilberto Gomes dos Santos, a UBS está localizada na Rua das Gaivotas esquina com a Rua Albatroz, fica em frente ao Cais do Setor Colina Azul e tem capacidade para realizar mais de 1.400 consultas ambulatoriais por mês funcionando das 7 às 19h de segunda à sexta-feira.

“Aqui já são realizados atendimentos ambulatoriais desde agosto de 2019, mas logo passará a funcionar 24 horas também para urgências e emergências, que atualmente são atendidas no Cais Colina Azul. Estamos cumprindo nosso compromisso com o povo dessa região de não tirar daqui o atendimento de urgência e emergência realizado há mais de três décadas. Quando terminarem as obras, teremos aqui uma unidade nova, acolhedora, bem estruturada e equipada, aberta 24h todos os dias do ano”, afirmou o prefeito, que adicionou que “no prazo máximo de seis meses, com a obra finalizada, a população contará aqui com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte 1 com Raio X, laboratório e outros serviços”.

Castrações no Centro de Zoonoses

Na terceira visita, a comitiva foi até o Centro de Zoonoses, no Setor Pontal Sul. Lá, o prefeito vistoriou as obras de ampliação e de construção de sala de cirurgia, laboratório para exames dos animais e sala de vacinação, dentre outras modificações: “Aqui estamos aprimorando a estrutura e o atendimento para acolher bem as pessoas e seus animais, buscando aquilo que sempre desejamos, que é um trabalho de excelência”, garantiu ele.

“Essa obra é um projeto arrojado que nos permitirá, por exemplo, castrar os animais que perambulam pela cidade se multiplicando e gerando uma superpopulação. Isso é um problema de Saúde Pública e de abandono dos animais à própria sorte e queremos buscar soluções adequadas”, salientou o secretário Alessandro.

Já o chefe do Centro de Zoonoses, o veterinário Thulio Durães, cita que as obras no local são um antigo sonho da população e da equipe da unidade: “Sempre quisemos implantar a castração de animais e também realizar encontros técnicos, o que poderemos fazer em breve para ajudar a população, sobretudo a mais carente, e fortalecer o trabalho dos nossos profissionais. Agradecemos muito ao prefeito e ao secretário por essas realizações”.

Centro de Zoonoses passa por reforma e ampliação

Inovação e tecnologia

Ao deixar o Centro de Zoonoses, Gustavo Mendanha declarou: “Estou muito feliz com as obras que visitamos na Saúde e em outras áreas. Tenho acompanhado tudo de perto e quero destacar o vídeo monitoramento que temos na cidade e, em tempo de falta de água e energia, lembro que todas as nossas unidades de Saúde que estão sendo reformadas já têm sistema de energia solar. Buscamos inovação e tecnologia para melhorar a vida das pessoas e continuamos investindo vigorosamente em Saúde, Educação, Infraestrutura e Urbanismo nas diversas obras que temos em execução atualmente no município”.

No encerramento da manhã de visitas, a comitiva do prefeito ainda esteve nas UBS’s dos bairros Santa Luzia, Jardim Olímpico, Nova Olinda e Retiro do Bosque.

Comitiva – Participaram da comitiva de vistorias das obras os vereadores Camila Rosa, Isaac Martins, Hans Miller, Sandro Oliveira, Roberto Chaveiro e Dione Neri. Também estavam no grupo os os secretários Tatá Teixeira (Articulação Política) e Roberto Cândido (Segurança Pública).