Gustavo participa de evento de tecnologia e inovação em Israel

Por Frederico Noleto

29 de janeiro de 2019

Por Frederico Noleto

29 de janeiro de 2019


Foto: Divulgação

O prefeito de Aparecida de Goiânia foi convidado pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e acompanhou o Ministro Marcos Pontes

A fim de conhecer o que existe de mais avançado mundialmente em inovação tecnológica e trazer para Aparecida – com desdobramentos para as áreas da Segurança Pública, Saúde e Educação – o prefeito Gustavo Mendanha participa nesta semana de uma série de conferências e encontros técnicos em Tel Aviv, capital de Israel. A viagem acontece a convite do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e tem também como objetivo o estreitamento dos laços com o país para facilitar a concretização de negócios e o intercâmbio de projetos estratégicos para o município. Nesta terça-feira (29) ele participou da Cybertech Conference 2019, evento de tecnologias cuja abertura contou com a presença do primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“O melhor de Aparecida é o seu povo. Sempre acreditei muito em nossa capacidade de nos reinventarmos enquanto cidadãos no sentido de construirmos uma cidade cada vez melhor e Israel é um dos países mais inovadores e tecnológicos do mundo. Tenho a sorte de ter uma excelente relação com o embaixador deste país no Brasil, Yossi Shelley. Juntos, estamos realizando importantes projetos estratégicos para o desenvolvimento de nosso município e por isso este convite feito pelo ministro Marcos Pontes para acompanhar sua comitiva veio em excelente hora. Vivemos em um momento da história em que não se pode deixar de lado os avanços da tecnologia, principalmente na questão da gestão pública e na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida para todos”, disse Gustavo.

O prefeito desembarcou em Israel no último fim de semana e deverá retornar a Aparecida na próxima sexta-feira (1). A Cybertech Conference 2019 é um evento que reúne experts mundiais das principais marcas da indústria cibernética do planeta para demonstrar casos e discutir soluções tecnológicas para os principais problemas dos governos. Um pavilhão inteiro apenas para exposição de start ups – com competição entre os melhores de produtos e idéias – é um dos chamarizes do encontro que acontece todos os anos em algumas das principais metrópoles do mundo, como Roma, a Tóquio e Cingapura. “O investimento que estamos realizando em nossa cidade nos tornará aptos o suficiente para que em breve também possamos abrigar eventos deste porte”, completou.

Oportunidade de Investimentos

Nesta quarta-feira (30), o prefeito Gustavo Mendanha participará, juntamente com o ministro Marcos Pontes, de um encontro organizado por uma organização local, onde empresários israelenses conhecerão as oportunidades de investimentos e negócios no Brasil. O gestor aproveitará a ocasião para destacar as potencialidades do município. “Aparecida já é uma cidade parceira da nação israelense. Inclusive já está em andamento as tratativas de um acordo que nos tornará cidade-irmã do município de Berseba. Procurei estreitar relações com este país principalmente por conta dos avanços tecnológicos realizados pelas empresas daqui. É muito oportuno que o presidente Jair Bolsonaro também tenha este mesmo pensamento e sua postura diplomática neste sentido nos enche de alegria e demonstra que estamos no caminho certo. Espero que este encontro com os empresários daqui proporcione bons e importantes investimentos ao nosso município”, sublinhou.

A viagem demonstra o ótimo prestígio do prefeito Gustavo Mendanha em seu relacionamento com o primeiro escalão do Governo Federal e deverá render excelentes frutos ao município com a concretização de parcerias em diversas áreas do conhecimento e a realização de negócios significativos e também o intercâmbio de projetos de governança inovadores e que façam a diferença. O embaixador de Israel, Yossi Shelley, que é amigo pessoal de Gustavo Mendanha e que viajou junto à comitiva brasileira para participar da missão no país, acabou tendo que retornar ao Brasil a pedido do primeiro ministro Benjamin Netanyahu, para poder receber os 130 militares israelenses que vieram colaborar com a buscas dos desaparecidos por conta do rompimento da barragem ocorrida na cidade mineira de Brumadinho.

Cidade Inteligente

Durante a viagem o prefeito aproveitou para deixar Marcos Pontes a par do Projeto Cidade Inteligente que irá não apenas implantar 600 quilômetros de redes de fibra ótica em todas as regiões do município, mas também incentivar nos moradores uma aculturação do que costuma se chamar de “cidadania inteligente”. A ideia é despertar em todos, desde a infância, à importância de se interferir positivamente no processo de melhoria de Aparecida. “O uso de tecnologia para encurtar a distância entre cidadãos e governos já é realidade. Mas se nossas crianças puderem aprender a construir aplicativos que ajudem na gestão de suas escolas nós estaremos ensinando não apenas matemática e ciências, mas a cultura da cidadania”, explicou Gustavo Mendanha.

O ministro, conhecido por ser o primeiro brasileiro a integrar uma missão da NASA no espaço, portanto um entusiasta do assunto tecnologia, ouviu de Gustavo Mendanha uma explicação básica a respeito do projeto e prometeu recebê-lo em audiência para saber de todos os detalhes e discutir uma possível parceria. “Ele ficou super empolgado em saber que disponibilizaremos esta rede de fibra ótica em toda a cidade. A ideia é nos juntarmos aos municípios que, por conta deste tipo de investimento visionário, se enquadram no conceito de “Cidades Inteligentes” (smart cities), como Campinas e São José do Rio Preto”, salientou o prefeito.

Gustavo contou que em breve, como desdobramento do projeto Cidade inteligente, será implantado no município um pólo tecnológico que, juntamente com as universidades, produzirá cada vez mais conhecimento de alto nível e, desta forma, atrairá postos de trabalho cada vez mais qualificados. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, um outro destaque do projeto Cidade Inteligente será o investimento em tecnologias de reconhecimento facial e comportamental que será realizado juntamente com a aquisição de 800 novas câmeras de videomonitoramento. “Daremos um salto na área da Segurança Pública que tornará o trabalho realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) uma verdadeira referência nacional”, lembrou o secretário.

“Além disso, com nosso Hospital Municipal operando até o final do ano com 100% de sua capacidade, a aquisição de novas tecnologias e as parcerias estratégicas que estamos realizando com o Hospital Sírio-Libanês, além da união de esforços interdisciplinar de nosso pessoal, conseguiremos subir o nível do atendimento de nossas unidades de saúde para o padrão de excelência. E não tem milagre. É gestão feita com inteligência e sensibilidade social. Muitas cidades ao redor do mundo já estão conseguindo proporcionar atendimento digno à população com boas parcerias, uso inteligente dos recursos e participação da população. É exatamente isso que faremos isso em Aparecida”, finalizou o prefeito.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)