Gustavo participa de evento que discute aproximação dos setores público e privado

Por Rodrigo Augusto

25 de abril de 2019

Por Rodrigo Augusto

25 de abril de 2019

Gustavo Mendanha expôs ao ministro da Casa Civil dificuldades enfrentadas pelos prefeitos brasileiros (Foto: Ana Clara Dias)
Foto: Ana Clara Dias

Reunião realizada em Brasília abordou temas que podem contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país. Utilização de novas tecnologias na gestão governamental também foi discutida

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou nesta quinta-feira, 24, da 50ª Reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), em Brasília. Formado por empresários, executivos, membros da sociedade organizada e representantes de governos municipais, estaduais e federal, o movimento trabalha pela competitividade no país de forma sustentável, debatendo soluções conjuntas que possam resultar em boas práticas na gestão pública, em investimentos na economia digital e na redução do custo Brasil, elevando a qualidade de vida da população.

Entre os principais assuntos abordados durante o encontro, os 100 dias de gestão do presidente Bolsonaro e a assinatura de um protocolo de intenções entre o MBC e o governo federal para implantação do Programa Mais Gestão ganharam destaque na reunião. Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, respondeu questionamentos sobre ações que têm como objetivo incentivar o crescimento dos estados e municípios, dando maior autonomia para os gestores realizarem investimentos de acordo com a realidade e necessidade local.

Conhecedor da dificuldade que prefeitos de todo país enfrentam no dia a dia, Gustavo Mendanha pontuou que a divisão desigual dos recursos entre prefeituras, estados e a União dificulta a administração de milhares de prefeituras e diversos estados brasileiros. “Solicitamos que o senhor e o ministro Paulo Guedes (economia) possam falar com o presidente Bolsonaro sobre essas desigualdades, aonde os municípios têm assumido responsabilidades que são dos estados. Pedimos que o governo federal avance nessa reforma que é tão importante”, apontou Gustavo ao ministro.

Ao responder o prefeito Gustavo, o ministro exemplificou a atual situação da distribuição de recursos entre os três níveis de governo. Segundo ele, o Planalto estuda uma reforma para agilizar o repasse dos recursos, diminuindo a burocracia e aumentando a independência de prefeitos e governados sobre seus respectivos orçamentos.

“Lá em Aparecida, por exemplo, a cada R$ 100, 00 arrecadados, R$ 26,00 vão para o governo estadual, R$ 64,00 vêm para Brasília e apenas R$ 13,00 ficam para investimentos na cidade. É claro que precisamos mudar isso. Estamos trabalhando pela da ampliação dos repasses para os próximos anos. O recurso tem que ser transferido diretamente, o senhor é quem tem que fazer as obras, licitar, ver quem é mais competente para executar. Quando falamos em trazer o Pacto Federativo de volta já começamos com aquele conceito que o Paulo Guedes trouxe, que não tem nada ver com Brasília, mas tem tudo a ver com simbolismo que é o menos Brasília e mais Brasil”, pontuou Lorenzoni ao responder o questionamento do prefeito Gustavo Mendanha.

Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que governo federal estuda rever distribuição entre prefeituras , estados e União (Foto: Ana Clara Dias)

Segundo o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau, a união de esforços entre o setor produtivo e o governo somada a utilização de novos recursos tecnológicos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. De acordo com o empresário, o cenário econômico favorece essa aproximação entre governo, classe empresaria e sociedade.

“Precisamos debater e ajudar na economia digital, em governança e gestão. Tem uma frase que diz que quem não acompanha a tecnologia morre. É isso. A importância e o diálogo do MBC nas áreas técnicas dos governos está num bom momento, porque estamos com oportunidades para contribuir seja na área empresarial ou na área social”, pontuou.

MBC

Desde 2001, o Movimento Brasil Competitivo trabalha para aproximar os setores público e privado, investindo na cultura de governança, promovendo gestão de excelência com o objetivo de ampliar a competitividade nacional, aumentando a capacidade de investimento dos estados com foco na melhoria dos serviços públicos essenciais oferecidos aos brasileiros. Segundo os líderes do MBC, uma das metas do movimento é transformar o Brasil em um dos 30 países mais competitivos do mundo até 2030.