Gustavo prestigia apresentação de equipes que irão representar Aparecida em torneio mundial

Por Rodrigo Augusto

22 de março de 2018

Por Rodrigo Augusto

22 de março de 2018

Foto: Claudivino Oliveira

Prefeito conversou com os atletas de 7 a 12 anos que irão entrar em campo durante o Go Cup 2018. Torneio será realizado entre os dias 24 e 31 de março em Aparecida

Aparecida de Goiânia será representada por seis equipes que irão disputar entre os dias 24 e 31 de março o Go Cup 2018, maior torneio de futebol infantil da América Latina. Nesta sexta-feira, 22, o prefeito Gustavo Mendanha prestigiou, no Estádio Annibal Batista de Toledo, a apresentação dos times do município que fazem parte do programa de iniciação esportiva da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude.

O torneio mundial reúne 266 times de 14 países divididos nas categorias sub 7 ao sub 12 e será disputado no Centro Juvenil de Recreio – Gramados, no Setor Bela Morada. “Nessa competição não importa o ganhador, vocês já são vencedores por participar do torneio. O esporte tem fundamental importância para a formação das crianças, por isso aproveitem bastante essa competição”, disse o prefeito Gustavo Mendanha aos atletas durante a apresentação.

Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, a competição projeta a cidade no cenário nacional e internacional. “Estamos recebendo 3.500 jogadores e aproximadamente 50 mil visitantes de outras cidades do país e do mundo. Isso movimenta a economia da cidade, aquecendo a rede hoteleira, restaurantes e outros segmentos”, destacou ele completando que por meio da secretaria a Prefeitura de Aparecida irá custear os gastos com inscrição, alimentação e transporte das equipes que integram a iniciação esportiva no município.

Em 2017, os times sub 10 e sub 10 do projeto municipal conseguiram chegar à semifinal da competição.  Um dos professores do projeto, Welton Brasília destaca que as equipes da cidade têm condições de surpreender os grandes times do futebol nacional e mundial. “Nossas crianças são aplicadas, treinaram muito para esse campeonato e estão prontas para fazerem bonito mais uma vez e a nossa expectativa é de chegar a final”, pontuou o treinador.

Uniformizado e com a credencial da competição pendurada no pescoço, o pequeno Marcos Antônio, de 10 anos, irá atuar na equipe do Setor Rosas do Ventos. Ele não escondia a ansiedade de participar pela primeira vez de um torneio mundial. “Será bom disputar um campeonato diferente e com times de vários estados e países. Estamos treinando muito para chegarmos à final e trazermos o prêmio para Aparecida”, disse após posar para fotos com os coleguinhas de equipe.

Números

Dos 26 estados brasileiros, 18 estarão representados mais o Distrito Federal. Além disso, 13 países, além do Brasil também estarão em campo. Países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, EUA, Japão, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e até a Rússia, sede da próxima Copa do Mundo, também estará representada. Ou seja, grande parte do futuro do futebol mundial estará em campo durante o Go Cup. Representados também por tradicionais times internacionais como: Peñarol, Benfica, Atlético Nacional (Colômbia), Sporting, Independiente Del Valle (Equador), Toluca (México) entre outros.

O torneio contará ainda com 18 equipes de projetos sociais, 800 membros de comissão técnica e 100 árbitros que atuarão nas aproximadamente mil partidas que serão disputadas. Times importantes do país também irão marcar presença como: Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras, Goiás, Santos, Vasco e Botafogo.

Presenças

Também participaram da solenidade de apresentação das equipes que irão representar Aparecida no Go Cup 2018, os secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Ricardo Teixeira, o Tatá (Articulação Política), o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, o presidente do Aparecida Prev Tarcísio Francisco dos Santos e o vereador Isaac Martins (PR).