Gustavo recebe homenagem pelo comprometimento com os direitos da criança e do adolescente

Por Frederico Noleto

14 de novembro de 2018

Por Frederico Noleto

14 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Em mais um sinal de transparência, respeito e comprometimento com as diversas questões que dizem respeito à cidadania e ao bem estar social do município o prefeito Gustavo Mendanha, que tem sentado com todos os segmentos que representam os interesses da sociedade civil, recebeu na tarde desta quarta-feira (14) uma comitiva de conselheiros tutelares do município. A comitiva, que  contou com a presença do deputado eleito Glaustin da Fokus (PSC), do vice-prefeito Veter Martins e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Deurimar Barbosa, entregou ao prefeito, como forma de homenagear pelo bom trabalho prestado à causa, o diploma de “Amigo do Conselho”.

“Vocês sabem que ando diariamente por toda a cidade para conhecer de perto os reais problemas do município. Provavelmente alguns de vocês já devem ter me visto em alguma UPA, pois acompanho diariamente cada uma delas, muitas vezes despacho de lá de dentro, chego sem avisar aos funcionários. Sabem que tenho um real compromisso com os interesses de cada um dos moradores. Portanto é mais do que natural dialogar também com cada um dos segmentos da sociedade. Então não seria diferente com as questões referentes aos direitos da criança e do adolescente do município” – pontuou o prefeito.

Gustavo Mendanha afirmou que já em 2019 será criada uma nova zona de atendimento do Conselho Tutelar para aproximar o serviço aos cidadãos e também para dar mais celeridade ao trabalho das zonas existentes. “Nossa intenção, na verdade, será de criar duas novas zonas mas, por enquanto, poderemos criar apenas uma” – lembra. “Nós, que estamos na ponta, entendemos que as coisas estão sendo feitas e que existe sim um interesse em resolver um ou outro problema estrutural que possa haver. Mas estamos aqui para lhe dizer que o conjunto de Conselhos Tutelares do município é parceiro da Prefeitura. Pode ter certeza de que poderá sempre contar conosco em tudo o que achar pertinente aos interesses desta cidade”- lembrou Iron Cordeiro da Silva, um dos representantes da zona 145.

Gestão Moderna

Em todos os seus encontros ou compromissos públicos o prefeito Gustavo Mendanha tem aproveitado para falar a respeito dos projetos que acha mais importantes em sua agenda de modernização da máquina pública e de melhoria dos sistemas de gestão e governança. Um deles é o da rede de 500 quilômetros de fibra ótica que será implantada na cidade. “Será um investimento que irá envolver várias secretarias e até mesmo o serviço de vocês. Tenho que confessar que no começo alguns membros da minha equipe não compartilhavam desta minha visão. Mas após uma série de viagens e de visitas a empresas eu tomei a decisão de fazer um investimento pesado em tecnologia e hoje todos já estão convencidos da importância desta decisão. Estamos construindo um legado, uma mudança de paradigmas”.

Segundo o prefeito as empresas geralmente tendem a levar seus investimentos a áreas que têm uma boa cobertura de internet e, no momento, existem várias regiões do município em que a internet é lenta e outras em que sequer existe cobertura e as pessoas precisam contratar serviço de internet à rádio. No entanto, lembrou que no momento inicial o foco do projeto será elevar a qualidade do serviço prestado ao cidadão. “Teremos internet rápida, de qualidade, em todos os prédios públicos. Nossos professores poderão levar ainda mais conhecimento aos nossos estudantes. Ofereceremos internet grátis nos prédios públicos, aberta à população, bem como a pontos estratégicos da cidade, como praças e parques” – explica.

Gustavo Mendanha lembrou ainda a importância de uma rede eficiente de transmissão de dados para elevar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde. “É imprescindível que tenhamos disponível em cada uma das unidades do SUS o prontuário médico digitalizado dos pacientes. Isso vai agilizar o atendimento, diminuir custos e pode, inclusive, salvar vidas. E agora, com a inauguração do Hospital Municipal de Aparecida, marcado para o próximo dia 19 de dezembro, poderemos contar com todo o ciclo do atendimento público em nossa rede municipal de Saúde. Desde o atendimento ambulatorial às unidades de tratamento (UTIs). Evocês sabem muito bem como  isso será importante para nossa cidade” – lembrou.

No entanto, segundo o prefeito, um dos principais resultados deste investimento em tecnologia será – além de tornar a cidade mais atrativa para a vinda de novas empresas e, com isso impulsionar a geração de empregos e a arrecadação do município, e de se elevar consideravelmente a qualidade de praticamente todos os serviços prestados aos cidadãos – o incentivo à cultura digital para as novas gerações. “Naturalmente, ao se ambientarem à cultura digital, as pessoas também irão se ambientar ao uso dessas novas tecnologias para a construção da cidadania, com soluções inovadoras e, desta forma, modificar para melhor a realidade ao seu redor, incluindo nossa cidade” – completa o prefeito.