Habitação realiza mutirão para concluir casas de catadores

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 19 de novembro de 2012 – A secretaria de Habitação está realizando durante esta semana, um mutirão para concluir as obras das casas destinadas aos catadores de papel, no setor Retiro do Bosque. “Estamos reunindo esforços para garantir mais dignidade a essas pessoas. Mobilizamos equipes da manutenção, Infraestrutura e Desenvolvimento urbano, além de pedreiros da empresa responsável pela obra e parceiras. Tudo isso para entregarmos aos catadores de papel as 20 casas restantes, até o final deste ano, cumprindo o compromisso estabelecido pela Prefeitura e o prazo determinado pelo Ministério Público”, ressaltou a secretária de Habitação, Limênia Alves.

As casas dos membros da cooperativa dos catadores de papel (Coocap) estão situadas no setor Retiro do Bosque, na quadra 20, próximo a Unidade Básica de Saúde do setor. O residencial foi construído com recurso do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) do Governo Federal, com contrapartida do Governo Federal e Prefeitura. O município ficou encarregado da doação do terreno e garantia de infraestrutura básica, como água, pavimentação e energia.

A Prefeitura já entregou, 41 casas às famílias da Cooperativa dos Catadores de Papel de Aparecida (Coocap), que residiam nas imediações do Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia, na chamada Vila Papel. O custo de cada unidade é de R$ 17 mil. Todas possuem 39 metros quadrados, sendo dois quartos, cozinha americana, sala e banheiro. Dois galpões também estão sendo edificados para o funcionamento da cooperativa e devem ser entregues também no final desta gestão.

CONSCIÊNCIA NEGRA – Outra atividade que mobilizou Aparecida nesta quinta-feira, 20, foi a Caminhada pela Igualdade Racial e Não-Violência à Mulher, realizada pela Superintendência Municipal da Mulher, em parceria com a Assessoria Especial de Políticas de Igualdade Racial e Direitos Humanos. Estiveram presentes lideranças políticas e religiosas, movimentos sociais e comunitários, movimento negro e de gênero, ONGs e demais autoridades municipais e estaduais.

Os participantes se concentraram em frente ao Fórum de Aparecida, de onde os participantes partiram em direção à Câmara Municipal da cidade. Na Câmara, foi realizada uma Audiência Pública com o tema População negra e a efetivação de Políticas Públicas e Ações Afirmativas para a igualdade de oportunidades, combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”.