Heliponto potencializará turismo de negócios em Aparecida

Por Daniela Ribeiro

23 de junho de 2018

Por Daniela Ribeiro

23 de junho de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Com mais de 40 mil CNPJ´s ativos, Aparecida de Goiânia vem se consolidando como uma cidade industrial e a cada dia que passa os empresários tem acreditado neste potencial. Prova disso é a inauguração neste sábado, 23, do primeiro Heliponto do município. A plataforma para pouso e decolagem de helicópteros, que fica ao lado do Condomínio Empresarial All Park, no Polo Industrial vice-presidente José Alencar, tem como objetivo proporcionar maior comodidade, agilidade e segurança na locomoção dos empresários e investidores.

Presente na solenidade de inauguração da pista, o prefeito Gustavo Mendanha enfatizou a potencialidade do município, que atrai, todos os dias, novas indústrias e empresas. “Este é um momento memorável que há pouco mais de 10 anos atrás ninguém imaginaria que pudesse acontecer. E isso se deve à ação de todos os prefeitos que por aqui passaram e investiram na criação de polos industriais, hoje temos cinco consolidados. E depois dos muitos investimentos em infraestrutura e qualificação da mão-de-obra, tornamos a cidade atrativa, o que tem mudado a realidade de muitas famílias”.

O prefeito destacou ainda que o aumento dos CNPJ´s, passando de seis mil em 2008 para quase 45 mil em 2018, gerou emprego e renda para os aparecidenses, que hoje não precisam mais buscar uma vaga no mercado fora da cidade. “Deixamos de ser cidade dormitório para nos tornar o primeiro município goiano e o segundo do Brasil em geração de empregos em 2017 e nosso objetivo é continuar no topo, por isso a inauguração desta plataforma de embarque e desembarque é tão essencial para o novo salto de desenvolvimento que vislumbrando para a cidade e que conta ainda com um aeroporto executivo”.

Marcos Alberto Campos é um dos empresários que compõem o grupo de empreendedores da Antares Polo Aeronáutico de Aparecida de Goiânia, que será implantado na mesma região e a pedra fundamental será lançada no próximo dia 28 de junho. Segundo ele, o projeto é ousado e busca dar maior conforto aos empresários da cidade e àqueles que estiverem por aqui para fazer novos negócios. “Iniciamos o nosso Masterplan há sete anos atrás. Inauguramos o All Park, agora o heliponto e logo iniciaremos as atividades do aeroporto executivo. Tudo com apoio da Prefeitura”.

De acordo com o grupo Antares, o lançamento comercial do aeródromo está previsto para o final do segundo semestre deste ano, quando serão ofertados 489 lotes com área média de 1 mil m2 cada, voltados para a construção dos hangares particulares, empresas de manutenção, comércio, oficinas, compra/venda e aluguel de aeronaves. “O Antares Polo Aeronáutico deve ter suas obras iniciadas em abril de 2019 e o começo das operações está planejado para 2021. Serão investidos no Antares cerca de R$ 100 milhões”, revela Romeu Neiva Junior, diretor da Innovar Urbanismo.

Infraestrutura

Durante a solenidade de inauguração do Heliponto e também do galpão modelo do All Park, o prefeito Gustavo Mendanha e o Procurador Geral do Município, Fábio Camargo, assinaram um Termo de Compromisso para a realização da extensão e pavimentação da Avenida Santana, dando acesso à área onde será construído o aeroporto executivo e também ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG. “A licitação para a implantação da pavimentação e ampliação da Avenida Santana já foi iniciada e beneficiará não apenas o empreendimento, mas toda a população da região”, salientou Gustavo.

Voo panorâmico

Na ocasião, empresários, autoridades e convidados puderam fazer um voo panorâmico de helicóptero, conhecendo a região onde está instalado o All Park, o heliponto e onde será construído o Aeroporto Executivo. Gustavo Mendanha sobrevoou a área acompanhado do ex-prefeito Maguito Vilela e do prefeito de Goiânia, Iris Rezende. “É muito bom ver que o projeto para a construção do Aeroporto de Aparecida, iniciado na minha gestão, está tomando forma. Esta obra irá mudar ainda mais a realidade da cidade que se tornou industrial e universitária, gerando mais renda e emprego”, comentou Maguito Vilela.

Antares Polo Aeronáutico de Aparecida de Goiânia

O aeródromo ocupará 209 hectares, onde estão previstos hotel, pista para pouso e decolagem com 2 mil metros, estação de embarque e desembarque, helicentro, posto para abastecimento, pista de acesso aos hangares (taxiway), Fixed Base Operator (FBO) completo para assistência aos proprietários de aeronaves e estacionamento para visitantes.

O lançamento comercial está previsto para o final do segundo semestre deste ano, quando serão ofertados 489 lotes com área média de 1 mil m2 cada, voltados para a construção dos hangares particulares, empresas de manutenção, comércio, oficinas, compra/venda e aluguel de aeronaves. Quando entrar em plena atividade, o Antares e o All Park devem gerar, juntos, cerca de 5 mil empregos.

All Park

Entregue em 2016, o All Park conta com área total de 600 mil m², dispondo de lotes que variam de 1 mil a 8.840 m². O condomínio conta com segurança 24 horas, vias largas para trânsito e manobras de veículos de cargas, pátio de carga e descarga, balança para pesagem de caminhões, sistema de facilities (mix de conveniência, praça de alimentação, clube de compras, sala de treinamento, posto bancário, correios) e estacionamento para carros, motos e caminhões.