HMAP comemora 4 anos de funcionamento com ações para pacientes e colaboradores

Por Polliana Martins e Camila Godoy

20 de dezembro de 2022

Foto: Jhonney Macena

Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) completou 4 anos de funcionamento. Para comemorar, a direção da unidade preparou uma programação especial para os colaboradores e pacientes. Os trabalhadores ganharam um novo espaço de descanso e integração, com direito a apresentação musical e entrega de panetones. Amanhã, 20, haverá a entrega da nova brinquedoteca e no dia 22 as comemorações continuam, com a distribuição de brinquedos e panetones para pacientes e acompanhantes. A entrega será realizada pelo voluntariado da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

O prefeito Vilmar Mariano celebrou a data: “a inauguração do HMAP foi um marco em Aparecida. Trouxe mais independência e qualidade de vida ao nosso povo. Sinto muito orgulho de comemorar o quarto aniversário desse hospital, que já salvou tantas vidas”. O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, também enalteceu o momento. “O HMAP representa o que queremos para a saúde pública: atendimento humanizado e com excelência. Ele faz aniversário, mas quem ganha é a população goiana”, afirmou.

O diretor geral do HMAP, Felipe Piza, destacou a grandeza do Hospital: “Não é só a estrutura física, mas o HMAP é fruto de quem pensa grande, como os prefeitos Maguito, Gustavo e Vilmar. A gente percebe que é um hospital muito diferenciado. Nesses seis meses de gestão Einstein, conseguimos dobrar o volume de cirurgias, consultas e procedimentos e diminuir pela metade o número de óbitos e de complicações. Nossa meta é superar aquilo que a gestão sonha para o Hospital, mostrando que de fato dá pra fazer saúde de qualidade e humanizada”.

Thiago Rezende Monteiro, superintendente de Regulação de Aparecida, comentou o crescimento do Hospital nos últimos quatro anos: “É imensamente gratificante ver o quão grande está ficando o HMAP. Acompanho o hospital desde o início e cada vez está mais bonito e acolhedor. Além de já dar uma assistência enorme aos pacientes, agora também melhorou o acolhimento aos colaboradores. O Einstein e a Prefeitura seguem aprimorando os cuidados com todos”.

Espaço do colaborador

Felipe Piza destacou a importância do novo espaço para os colaboradores, entregue na manhã de aniversário do hospital: “Esse é um local que os colaboradores vão sentir acolhimento e poderão ter um momento de descanso durante e após o trabalho. E não é um espaço isolado. Ele foi pensado junto com a comunidade. Vocês vão ver aqui artistas de Aparecida de Goiânia que dedicaram o seu tempo, a sua obra, o seu dom, de forma gratuita, para que aqui fosse um lugar em que as pessoas se sentissem em casa”.

O espaço recebeu grafite nas paredes, que ficaram coloridas e alegres. Um dos artistas, Pimenta, comentou a obra: “Quisemos trazer imagens da natureza para passar a mensagem que do nada pode surgir a vida. Fiz passarinho, flor, arara, coisas que trazem vida para a natureza”. Outra artista, Caly, também comentou sobre a inspiração do grafite: “A gente quis revigorar esse ambiente com leveza, sutileza e cor. Juntos criamos um tema único, com uma pegada mais natural. Trouxemos um pouquinho do cerrado para cá também, tem a arara ali que nosso amigo pintou, tem a índia, compomos esse ambiente cada um com a sua arte mas que final entrou em harmonia”.

Leôncio Marcelo da Costa, grafiteiro, agradeceu a oportunidade: “Queremos agradecer o HMAP pela liberdade que tivemos de criação aqui. Simplesmente nos deram o espaço e disseram ‘criem’ e a gente, pensando no bem-estar dos funcionários, pintamos coisas mais alegres. Falamos um pouco da natureza, do afro, da cultura indígena, vários segmentos retratados nessas obras por artistas aparecidenses. A arte precisa dessa valorização”.

A colaboradora do HMAP, Isaura Picolo, aprovou a novidade. “Esse espaço é muito importante para os colaboradores do HMAP. Aqui nós já temos um jardim para descansar e esse novo espaço vai fazer todo um diferencial, oportunizando integração e diálogo entre os colegas. Adorei os grafites. Essas pinturas fazem bem e são fundamentais porque ainda estamos lidando com a covid e a gente sabe que aqui é uma região bastante vulnerável. Saber que os profissionais podem se conectar, conversar, ver a natureza aqui ao redor é fundamental”, afirmou.

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado é o maior do Estado, construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais. O acesso aos serviços do HMAP ocorre via Central Municipal de Regulação.

O hospital é gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade dos atendimentos.