HMAP comemora 4 anos de funcionamento com ações para pacientes e colaboradores

Por Polliana Martins e Camila Godoy

20 de dezembro de 2022

Por Polliana Martins e Camila Godoy

20 de dezembro de 2022


Foto: Jhonney Macena

Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) completou 4 anos de funcionamento. Para comemorar, a direção da unidade preparou uma programação especial para os colaboradores e pacientes. Os trabalhadores ganharam um novo espaço de descanso e integração, com direito a apresentação musical e entrega de panetones. Amanhã, 20, haverá a entrega da nova brinquedoteca e no dia 22 as comemorações continuam, com a distribuição de brinquedos e panetones para pacientes e acompanhantes. A entrega será realizada pelo voluntariado da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

O prefeito Vilmar Mariano celebrou a data: “a inauguração do HMAP foi um marco em Aparecida. Trouxe mais independência e qualidade de vida ao nosso povo. Sinto muito orgulho de comemorar o quarto aniversário desse hospital, que já salvou tantas vidas”. O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, também enalteceu o momento. “O HMAP representa o que queremos para a saúde pública: atendimento humanizado e com excelência. Ele faz aniversário, mas quem ganha é a população goiana”, afirmou.

O diretor geral do HMAP, Felipe Piza, destacou a grandeza do Hospital: “Não é só a estrutura física, mas o HMAP é fruto de quem pensa grande, como os prefeitos Maguito, Gustavo e Vilmar. A gente percebe que é um hospital muito diferenciado. Nesses seis meses de gestão Einstein, conseguimos dobrar o volume de cirurgias, consultas e procedimentos e diminuir pela metade o número de óbitos e de complicações. Nossa meta é superar aquilo que a gestão sonha para o Hospital, mostrando que de fato dá pra fazer saúde de qualidade e humanizada”.

Thiago Rezende Monteiro, superintendente de Regulação de Aparecida, comentou o crescimento do Hospital nos últimos quatro anos: “É imensamente gratificante ver o quão grande está ficando o HMAP. Acompanho o hospital desde o início e cada vez está mais bonito e acolhedor. Além de já dar uma assistência enorme aos pacientes, agora também melhorou o acolhimento aos colaboradores. O Einstein e a Prefeitura seguem aprimorando os cuidados com todos”.

Espaço do colaborador

Felipe Piza destacou a importância do novo espaço para os colaboradores, entregue na manhã de aniversário do hospital: “Esse é um local que os colaboradores vão sentir acolhimento e poderão ter um momento de descanso durante e após o trabalho. E não é um espaço isolado. Ele foi pensado junto com a comunidade. Vocês vão ver aqui artistas de Aparecida de Goiânia que dedicaram o seu tempo, a sua obra, o seu dom, de forma gratuita, para que aqui fosse um lugar em que as pessoas se sentissem em casa”.

O espaço recebeu grafite nas paredes, que ficaram coloridas e alegres. Um dos artistas, Pimenta, comentou a obra: “Quisemos trazer imagens da natureza para passar a mensagem que do nada pode surgir a vida. Fiz passarinho, flor, arara, coisas que trazem vida para a natureza”. Outra artista, Caly, também comentou sobre a inspiração do grafite: “A gente quis revigorar esse ambiente com leveza, sutileza e cor. Juntos criamos um tema único, com uma pegada mais natural. Trouxemos um pouquinho do cerrado para cá também, tem a arara ali que nosso amigo pintou, tem a índia, compomos esse ambiente cada um com a sua arte mas que final entrou em harmonia”.

Leôncio Marcelo da Costa, grafiteiro, agradeceu a oportunidade: “Queremos agradecer o HMAP pela liberdade que tivemos de criação aqui. Simplesmente nos deram o espaço e disseram ‘criem’ e a gente, pensando no bem-estar dos funcionários, pintamos coisas mais alegres. Falamos um pouco da natureza, do afro, da cultura indígena, vários segmentos retratados nessas obras por artistas aparecidenses. A arte precisa dessa valorização”.

A colaboradora do HMAP, Isaura Picolo, aprovou a novidade. “Esse espaço é muito importante para os colaboradores do HMAP. Aqui nós já temos um jardim para descansar e esse novo espaço vai fazer todo um diferencial, oportunizando integração e diálogo entre os colegas. Adorei os grafites. Essas pinturas fazem bem e são fundamentais porque ainda estamos lidando com a covid e a gente sabe que aqui é uma região bastante vulnerável. Saber que os profissionais podem se conectar, conversar, ver a natureza aqui ao redor é fundamental”, afirmou.

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado é o maior do Estado, construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais. O acesso aos serviços do HMAP ocorre via Central Municipal de Regulação.

O hospital é gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade dos atendimentos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)