HMAP realiza mutirão de cirurgias de joelho com procedimento inédito

Por Polliana Martins e Fernanda Lambach

31 de março de 2023

Por Polliana Martins e Fernanda Lambach

31 de março de 2023


Foto: Jhonney Macena

São 24 cirurgias de alta complexidade nos próximos três dias em moradores de Aparecida com a presença de médicos do Einstein de São Paulo e Goiânia, referências internacionais e nacionais em cirurgia ortopédica

A partir de hoje, 31 de março, até o próximo 2 de abril, os times de três hospitais estão unidos para mais um mutirão de cirurgias, dessa vez as ortopédicas de joelho, no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP). As equipes médicas e multiprofissionais do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo e de Goiânia estão juntas com o time de cirurgia ortopédica do HMAP para realizar 12 próteses totais e 12 cirurgias de reconstrução ligamentar. Dentre essas, as artroplastias, popularmente conhecidas como próteses de joelho, são realizadas pela primeira vez no Hospital.

“Em uma conversa com o gerente da Ortopedia Einstein, Mario Lenza, expressei o desafio de conseguir operar pacientes ortopédicos de alta complexidade, com necessidade de prótese de joelho no HMAP. Rapidamente ele comprou a causa dos pacientes e propôs um trabalho em rede. É muito gratificante ver um projeto como esse trazendo benefícios reais para a comunidade”, afirma Felipe Piza, diretor médico do HMAP.

Segundo Lenza, a ideia de um mutirão de cirurgias do joelho para beneficiar a população de Aparecida de Goiânia empolgou tanto os ortopedistas de SP que houve concorrência para decidir quem seria destacado para a viagem. “Nosso objetivo é levar a prática dos médicos do Einstein Morumbi, além do cuidado da nossa equipe multiprofissional. Médicos residentes e alunos da Faculdade de Medicina Einstein estarão encarregados da educação, orientando da melhor forma os pacientes sobre a cirurgia e os cuidados pós-cirúrgicos. ”

Isabela Paião, enfermeira coordenadora da Ortopedia Einstein, acrescenta que o mutirão envolve diversos profissionais que vêm atuando nos bastidores há meses para que a ação ocorra da melhor forma possível. “Foi necessário reunir gente especializada em logística de materiais e equipamentos, no relacionamento com indústrias de material, no treinamento de profissionais, além de toda uma equipe de apoio para organizar o deslocamento de pessoas entre SP e GO, com o objetivo de levar ao paciente ortopédico um cuidado individualizado, seguro e de qualidade.”

Menos espera, mais saúde

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destaca que os mutirões são uma estratégia da pasta para agilizar as operações e assim diminuir o tempo de espera dos pacientes: “Em setembro do ano passado o HMAP realizou o primeiro mutirão de cirurgias eletivas após dois anos de pandemia, período em que esses procedimentos ficaram suspensos. Naquela data, aproximadamente seis mil pessoas aguardavam por uma cirurgia eletiva. Com esforços conjuntos já reduzimos essa fila para 2.103 pacientes”.

O gestor informa que a atual fila de espera para cirurgia no joelho em Aparecida é de 208 pacientes: “O mutirão desta semana vai atender, em apenas três dias, 10% da fila de espera”. Ele explica ainda que nenhum paciente que aguarda por esse tipo de procedimento precisa procurar o HMAP diretamente. “A Central de Regulação entra em contato com as pessoas e organiza a fila de espera. A Central é que vai avisar quem está aguardando quando for a hora de fazer a avaliação pré-operatória e tudo o mais que for necessário. ”

Time de excelência

Este mutirão de cirurgias do HMAP reúne grandes nomes da cirurgia ortopédica de joelho do Brasil. Entre eles, os ortopedistas Luiz Fabiano Taniguchi, Lauro Augusto Veloso Costa, Moisés Cohen, Camila Cohen Kaleka, Joicemar Tarouco Amaro, Noel Oizerovici e Fábio Pacheco.

Do Einstein Goiânia estão presentes no mutirão do HMAP os ortopedistas Junichiro Sado Junior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT/GO); Andrei Machado Viegas da Trindade; José Augusto Estima Ferreira; Guilherme Chaves Cunha e Igor Matsuy Pacheco Lehnen.

“É uma iniciativa espetacular da Ortopedia Einstein, em parceria com o Einstein de Goiânia, levar seus médicos para realizar este mutirão aos pacientes do SUS. Se Deus quiser, outras equipes poderão também fazer o mesmo no futuro”, diz Moisés Cohen.

Mutirões nos fins de semana

Desde o início do ano, o time do centro cirúrgico do HMAP tem realizado mutirões em diferentes áreas: cirurgia geral, ortopédica, urológica, ginecológica, digestiva, coloproctológica e cardíaca, dentre outras. Dos 1693 procedimentos cirúrgicos realizados de janeiro até este fim de semana, tanto eletivos quanto de urgência, 155 foram agendados aos sábados e domingos. “Nossa equipe está trabalhando incansavelmente para dar mais acesso à população de Aparecida de Goiânia aos serviços com qualidade e segurança”, afirma Patrick Araújo, coordenador do Centro Cirúrgico.

“Sabemos que as cirurgias ortopédicas, especialmente as de joelho, são um gargalo grande para o município pois há muitos pacientes aguardando esse perfil de cirurgias aqui. Com esse mutirão, conseguimos começar a dar vazão para esses procedimentos e o ponto de novidade são as próteses de joelho, que não estavam sendo feitas e passam a ser realizadas a partir desse momento do mutirão”, destaca Patrick Araújo.

O coordenador ainda lembra que o HMAP é a primeira instalação pública parceira do Einstein fora do Estado de São Paulo e que tem recebido profissionais de outras cidades e Estados. “Talvez estejamos vendo a história sendo construída em seu princípio. Essa ação como rede deve sempre se intensificar porque tem surtido um efeito muito positivo tanto para nós quanto para as equipes de São Paulo que vêm atuar conosco. Temos observado a existência de uma rede cirúrgica independente de fronteiras que tem feito a diferença para nós e para a população.”

Vida nova

Na manhã desta sexta, 31, Cristiane Umbelina da Silva, moradora do Jardim Olímpico, comemorou o sonho realizado de fazer uma artroplastia de joelho, procedimento pelo qual ela aguardava há três anos na fila de espera. Ela comemorou enfatizando que “é uma grande vitória, vivi muito tempo com dor e aí surgiu esse mutirão. Eu agradeço por essa oportunidade, isso é ótimo, graças a Deus. Além disso, estou sendo bem assistida, o pessoal do HMAP é muito carinhoso e não tenho nada a reclamar. Só penso que depois da cirurgia vou andar direito, não vou mais mancar. ”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)