HMAP recebe Coro Sinfônico Jovem de Goiás às vésperas do Natal

Por Frederico Noleto

17 de dezembro de 2019

Foto: Arquivo

A inclusão das unidades de Saúde do município como palco da programação oficial das festividades de Natal tiveram um impacto pra lá de positivo e encerram-se com chave de ouro. Uma apresentação do Coro Sinfônico Jovem de Goiás que acontecerá na tarde desta quarta-feira (18) no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) promete contagiar a todos os que passam por lá. A performance completa o ciclo de cinco apresentações da programação cultural do “Natal: O Mundo dos Sonhos!” realizadas nas unidades de Saúde de Aparecida. O repertório contemplará os mais velos temas natalinos e promete contagiar a todos. O ápice ficará da apresentação será um convite para que todos os presentes interajam com o grupo, cantando todos juntos o tema “Noite Feliz”.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Executiva de Cultura e Turismo. O pacote vem completo, com Papa Noel e tudo. “É uma imensa satisfação poder contagiar cada vez mais pessoas com a alegria das festividades da data. A partir deste ano a Secretaria Municipal de Saúde, que cuida de todos no momento em que mais precisamos, e que tem uma função tão nobre para a vida das pessoas, terá destaque. Com certeza alegrará na apenas os usuários mas também os trabalhadores dessas unidades” – pontua o idealizador do projeto, Guido Marco, que é secretário executivo de Cultura e Turismo do município. Ele explica que o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, que possui 65 membros, é um dos grupos pertencentes à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, ligada ao Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França.

Antes do HMAP, o projeto levou a alegria do Natal a três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município e também ao Cais Nova Era. “Nós já tivemos experiências exitosas com a promoção de momentos lúdicos e culturais em nossas unidades de Urgência e Emergência, e o resultado foi excepcional. As pessoas se sentem prestigiadas e acolhidas e as apresentações acabam provocando sensação de conforto que e muito benéfico. Em alguns casos os pacientes, por poucos momentos, se esquecem até mesmo da dor. Sem contar que a programação sempre nos evoca às palavras de Jesus, o que acaba reconfortando muitos dos pacientes. Portanto só temos que incentivar este tipo de parceria” – conta a diretora de Urgências da SMS, Amanda Melo.

O Mundo dos Sonhos
O calendário do projeto “Natal: O Mundo dos Sonhos!” está em sua 6ª edição e prevê exposições de artesanato, decoração natalina, desfile temático, campanha solidária, apresentações musicais e também um espetáculo cover da Disney. A festa contemplará todas as regiões do município e será realizada entre os dias 1 e 23 de dezembro. Para integrar toda cidade à festa, diversos eventos serão realizados em praças, escolas e. “A iniciativa proporciona a ocupação dos nossos espaços para os momentos festivos e descontraídos, muito propício para o momento de fé e de fraternidade da época” – lembra Guido Marco.

Tradição
O Coro Sinfônico Jovem de Goiás, que foi fundado em junho de 2014, é formado por 53 jovens cantores selecionados. O grupo é considerado referência na interpretação vocálica para coro, se destacando na interpretação de obras do repertório erudito, corais de câmara e também obras sinfônicas de períodos, estilos e compositores variados do âmbito nacional e universal. Em junho de 2018, o Coro fez sua primeira viagem internacional em uma turnê que passou por países como Suíça, incluindo um concerto na Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo já foi regido por importantes maestros como Neil Thomson, Sofi Jeannin, Emílio de César e Isaac Karabtchevsky.