Homenagens e entretenimento marcam comemorações ao Dia da Mulher em Aparecida de Goiânia

Por Rayane Novais

9 de março de 2023

Por Rayane Novais

9 de março de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Além do momento recreativo as mulheres da comunidade também assistiram palestras sobre saúde feminina ministradas por médicas e psicólogas da rede municipal de saúde

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a coordenação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Orlando Alves de Carneiro em parceria com a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) unidade Cidade Vera Cruz, realizou na tarde desta quinta-feira, 9, um evento com homenagens, entretenimento, palestras sobre saúde feminina e sorteio de brindes para dezenas de mulheres que são referenciadas no CRAS do setor Cidade Vera Cruz.

“Preparamos uma tarde com homenagens e palestras com diversos temas para ajudar as mulheres a se sentirem empoderadas e especiais”, informou Washington Arruda, Coordenador do CEU das Artes Orlando Alves de Carneiro.

Para a Coordenadora do CRAS Cidade Vera Cruz, Luciene Silva, a finalidade do evento é contribuir com a evolução das mulheres tanto no sentido psicológico quanto profissional. “É importante que a mulher sinta reconhecimento e valorização pelas diversas funções que desenvolvem, então proporcionar momentos como esse é fundamental para atingir esse objetivo”.

Durante a tarde recreativa a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, junto com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Tia Deni, falaram sobre a importância da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres em Aparecida.

“A mulher deve ser valorizada todos os dias e em tudo que realizam. Por isso, o nosso objetivo é promover diversas atividades que incentivam o empreendedorismo e o desenvolvimento profissional”, explicou a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.

“Com a criação da Secretaria da Mulher vai ser possível ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres aparecidenses e assim fortalecer o empoderamento feminino e reduzir a questão da violência doméstica”, reiterou a secretária.

Conforme Tia Deni, a prioridade da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres será criar a casa de passagem. A instituição funciona como espaço público para acolher pessoas afastadas do núcleo familiar, neste caso, o público feminino.

“As demandas são grandes, pois temos muitas mulheres que precisam do nosso apoio. E a nossa prioridade é que elas saibam que tem onde buscar ajuda e sintam-se acolhidas e com seus direitos preservados”, finalizou a gestora.

A vereadora Camila Rosa (PSD) pontuou a importância de refletir sobre o cuidado com as mulheres e destacou a importância da criação da Secretaria da Mulher. “Atividades como essas reforçam o trabalho que realizamos no decorrer do ano no sentido de acolher essas mulheres. E com a criação da Secretaria da Mulher é possível garantir que a família está inclusa no orçamento fiscal do Município possibilitando ampliar políticas públicas para combater a violência doméstica”.

Frequentadora das atividades no CEU das Artes, Marlene Alves, afirmou estar feliz em participar do evento e muito animada com a nova Secretaria exclusiva para preservar os direitos das mulheres. “ Eu participo de diversas atividades aqui e hoje eu tenho a satisfação de me sentir representada em uma gestão que possui políticas para defender os meus direitos”, finalizou.

Atividades CEU das Artes

No CEU das Artes, são ofertadas aulas gratuitas de várias modalidades esportivas e cursos de artesanato e formação profissional. As vagas são preenchidas conforme disponibilidade nas turmas e as inscrições são feitas presencialmente no CEU das Artes, localizado no endereço: Avenida V-5, Setor Cidade Vera Cruz, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h. O interessado em uma das vagas deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de endereço e comprovante de vacina contra Covid-19.