Hospital Municipal de Aparecida completa um ano com atendimento de excelência aprovado pelos usuários

Por Polliana Martins

18 de dezembro de 2019

Por Polliana Martins

18 de dezembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

No próximo 19 de dezembro o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) completará 1 ano desde a sua inauguração superando todas as expectativas de qualidade no atendimento. Considerado pelo prefeito Gustavo Mendanha como um sonho realizado e um dos cartões-postais do Centro-Oeste brasileiro, a unidade, que conta atualmente com 140 leitos ativos, trouxe mais independência à rede da Secretaria de Saúde (SMS) e atende com excelência também a inúmeros municípios de todas as regiões do Estado, tornando-se referência em Goiás.

O prefeito Gustavo Mendanha destaca que a cidade tem investido “além do que é responsabilidade do governo municipal. Investimos em média de 20% a 22% dos nossos recursos mensalmente para colocar a Saúde aparecidense no nível da saúde particular que temos no Brasil. Não abrimos mão desse objetivo e temos avançado muito com planejamento estratégico, tecnologia de ponta e foco no bem-estar da população e na qualificação dos profissionais”.

Sem fila de espera

O exemplo mais recente do aprimoramento da Saúde Municipal foi a inauguração, no Hospital, em 25 de novembro, de dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em diagnóstico por imagem: um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética. O HMAP é o único hospital público em Goiás que possui um tomógrafo com essa tecnologia avançada e, juntos, os dois equipamentos podem realizar até 3.800 análises mensais funcionando ininterruptamente e zerando a fila de espera em Aparecida e nos mais de 30 municípios pactuados por exames de tomografia e ressonância magnética.

Saúde forte e qualificada

Para o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, o HMAP, maior hospital do Estado construído por uma prefeitura, é a vitrine da evolução e do crescimento da rede municipal, que neste ano completou 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Caps, três Unidades de Pronto Atendimento e um Centro de Especialidades, dentre outros avanços. “Aparecida tem uma gestão realizadora e moderna que prioriza a Saúde. Com o apoio da prefeitura, das entidades parceiras e o trabalho vigoroso e planejado dos nossos servidores, estamos conseguindo atender sempre mais e melhor à população. Estou convicto de que só pode haver desenvolvimento com uma Saúde Pública forte e qualificada e é isso que estamos consolidando,” ressalta Alessandro.

Trajetória bem sucedida

Quando foi inaugurado, o HMAP oferecia consultas ambulatoriais (agendadas previamente) de cardiologia, neurologia e pneumologia. Já em 31 de janeiro deste ano foram iniciadas as internações e a UTI adulta foi aberta em 7 de fevereiro. Em 6 de maio, foi a vez da ala da pediatria iniciar as atividades. Atualmente, o Hospital conta com 140 leitos ativos, sendo 20 destes de UTI adulta e 10 de UTI pediátrica. Os demais são de clínica pediátrica e médica, de pronto atendimento e de reanimação. A expectativa da SMS é de abrir, em alguns meses, mais leitos de clínica cirúrgica e médica totalizando 230 ativos.

Aprovação dos usuários

Com 96% de aprovação, em média, aferida em pesquisa de satisfação dos usuários, neste primeiro ano de funcionamento foram contabilizados no HMAP, até o ultimo dia 9, 169.763 exames de apoio ao diagnóstico, 13.859 consultas ambulatoriais, 3.093 internações e 6.487 diárias de UTI (adulta e infantil). Quando estiver em pleno funcionamento, o Hospital terá capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 1.200 atendimentos de urgência e emergência, 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames. Serão oferecidas, ainda, cirurgias geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.

Acolhimento humanizado

A aposentada Benedita Regina, moradora do Residencial Caraíbas, aguardava uma consulta ambulatorial na recepção do HMAP e relatou a sensação que teve ao conhecer a unidade: “Achei maravilhoso, pensei que estava chegando num hospital particular, não acreditava que era público. A primeira vez que vim não sabia nem por onde entrar e os funcionários da recepção foram muito educados, explicaram o que eu devia fazer e deu tudo certo. As pessoas são muito bem tratadas aqui, fiquei até emocionada”.

Quem também aprovou o atendimento foi a Soraya Melo, moradora do município de Caldazinha e que estava com a bebezinha de um ano internada no HMAP na ala pediátrica: “Desde o dia em que chegamos fomos recebidas com carinho. As enfermeiras e os médicos têm muita paciência, me viram nervosa e logo me acalmaram e disseram qual era o caminho mais certo para o tratamento. O quarto também é lindo, aconchegante, com televisão e espaço de sobra para os acompanhantes. Me senti num hospital particular de luxo.”