Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia será inaugurado em dezembro

Por Camila Godoy

4 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Um marco para a saúde pública de Aparecida de Goiânia, a inauguração do Hospital Municipal está próxima. A previsão é de que a unidade seja aberta e comece a funcionar integralmente em dezembro deste ano. A definição ocorreu durante reunião de membros da Prefeitura com o secretário adjunto de Relações Institucionais da Presidência da República, Raimundo Ribeiro, e com o assessor do Ministério da Saúde, Sérgio Costa, na manhã desta quinta-feira, 4. O encontro ocorreu no gabinete da Prefeitura, após o grupo percorrer as instalações do Hospital.

“Aparecida está de parabéns! A qualidade desta obra é impressionante. A forma como vocês planejaram o espaço é de extrema funcionalidade. O Presidente da República já está ciente do que testemunhamos aqui e virá pessoalmente entregar esse empreendimento”, afirmou Raimundo Ribeiro.

O assessor do Ministério da Saúde, Sérgio Costa, também parabenizou o trabalho realizado pelo município e garantiu: “Já temos orçamento reservado para atender o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia em sua totalidade. Serão 25 milhões destinados à compra dos equipamentos que ainda faltam. Parte do custeio também será arcado com recursos federais”.

Satisfeito com a conquista que trará mais qualidade de vida para os aparecidenses, compromisso de sua gestão, o prefeito Gustavo Mendanha destacou: “Com a liberação de recursos por parte do Governo Federal, a inauguração não será mais em etapas, como previsto anteriormente, será muito melhor! Entregaremos o Hospital integralmente”.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, também comemorou os avanços. “A saúde de nossa cidade já é referência em todo o Estado. Com o Hospital, nossa rede estará mais completa e integrada. Poderemos oferecer uma assistência de ponta e integral à nossa população”, avaliou.

O ponto de vista também foi compartilhado pelo secretário da Fazenda, André Rosa: “Nos últimos anos Aparecida cresceu e se transformou. Inauguramos três UPAs, 39 UBS e três CAPs. Agora, vamos entregar o Hospital e, muito em breve, o Centro de Diagnóstico e Especialidades. Tudo com muita responsabilidade!”.

Durante o encontro, o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, reforçou o compromisso da pasta em cumprir todas as etapas necessárias para o pleno funcionamento do Hospital até dezembro. “A Secretaria encarou esse desafio. Vamos trabalhar incansavelmente para isso. Já recebemos grande parte do mobiliário e a aquisição dos equipamentos está em andamento, bem como os processos para administração da unidade”.

Hospital Municipal

O Hospital Municipal possui 21 mil metros quadrados, 230 leitos, área de pronto-atendimento, atendimento de urgência e de apoio terapêutico, ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica) e centro cirúrgico com 10 salas.