Hospital Municipal de Aparecida deve ser construído no Vera Cruz

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 05 de Abril de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, que esteve na cidade para conhecer o sistema municipal de saúde ambulatorial e de emergência.

Fausto Pereira dos Santos, que é assessor especial do ministro da Saúde Alexandre Padilha, é também médico sanitarista e doutor em Saúde Coletiva e já foi presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele veio conhecer de perto a real situação da saúde pública no município e suas demandas.

A primeira visita foi à nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). A unidade foi recentemente reformada e ampliada.  Em breve o hospital terá cerca de 100 leitos disponíveis e 03 salas de centros cirúrgicos especializados em Ortopedia e cirurgias de média complexidade.

Após isso, a comitiva, também formada pelo deputado federal Leandro Vilela (PMDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, esteve no Jardim Boa Esperança, onde está sendo construída a maternidade municipal. A obra está sofrendo alterações em seu projeto original para se adaptar às atuais normas técnicas da Anvisa, que ainda não autorizou a retomada das obras.

Em seguida, o prefeito Maguito Vilela apresentou ao representante do ministério o terreno situado na Cidade Vera Cruz onde deverá ser construído o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia. O projeto vem sendo pleiteado pelo prefeito em Brasília desde o início de sua primeira gestão.

O projeto prevê que a unidade seja edificada em uma área de cerca de 20 mil m², com pelo menos 200 leitos. O valor total da obra foi estipulado em R$ 70 milhões e será custeado pelo Ministério da Saúde. “Um hospital aqui será de fácil acesso à população e também atenderia às especificações técnicas do ministério”, informou o prefeito.

“A construção deste hospital, juntamente com a normalização do atendimento do Huapa, a reforma do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) melhorarão significativamente a qualidade da Rede de Urgências de Aparecida de Goiânia e até mesmo da grande Goiânia”, avaliou Fausto Pereira, considerando o fato de que o município também recebe parte da demanda da capital e cidades da região metropolitana.