Hospital Municipal de Aparecida deverá ser construído no Vera Cruz

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 05 de Abril de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, que esteve na cidade para conhecer o sistema de municipal de saúde ambulatorial e de emergência.

Fausto Pereira dos Santos – que é assessor especial do ministro da Saúde, Alexandre Padilha – é também médico sanitarista e doutor em Saúde Coletiva e já foi presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele veio conhecer de perto a real situação da saúde pública no município e suas demandas.

A primeira visita foi à nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). A unidade foi recentemente reformada e ampliada.  Em breve o hospital terá cerca de 100 leitos disponíveis e 03 salas de centros cirúrgicos especializados em Ortopedia e cirurgias de média complexidade.

Após isso, a comitiva – que também era formada pelo deputado federal Leandro Vilela (PMDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi – esteve no terreno onde está sendo construída a maternidade do Jardim Boa Esperança. No momento a obra se encontra paralisada e sofrerá alterações em seu projeto original para se adaptar às atuais normas técnicas.

Logo após a ida ao Boa Esperança o Maguito Vilela apresentou ao representante do ministério o terreno situado na Cidade Vera Cruz onde deverá ser construído o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – projeto que vem sendo pleiteado pelo prefeito em Brasília desde o início de sua primeira gestão.

O projeto prevê a construção de um hospital municipal com cerca de 200 leitos em uma área de cerca de 20 mil m². O valor total da obra estaria na ordem dos R$ 70 milhões e seria custeado pelo Ministério da Saúde. “Um hospital aqui será de fácil acesso à população e também atenderia às especificações técnicas do ministério” – conta o prefeito.

“A construção deste hospital, juntamente com a normalização do atendimento do Huapa, a reforma do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ajudariam a melhorar significativamente a qualidade da Rede de Urgências da grande Goiânia” – frisou Fausto Pereira.