Hospital Municipal de Aparecida inicia mutirão de 200 cirurgias eletivas

Por Polliana Martins

26 de setembro de 2022

Foto: Caudivino Antunes

Mobilização visa reduzir o tempo de espera por essas cirurgias e retomar os procedimentos que foram interrompidos durante a pandemia. Organizada pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) com o HMAP, a iniciativa deve se estender por 10 dias e já prevê a realização de 21 cirurgias somente nesta segunda

Para agilizar a fila de espera dos pacientes, foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, pela SMS e o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, o primeiro mutirão de cirurgias eletivas de Aparecida. No último sábado, mais de 100 pacientes passaram por avaliações pré-operatórias com cirurgiões gerais e pediátricos, cardiologistas e anestesistas e somente para hoje já estão agendadas 21 operações.

“Estamos trabalhando há alguns dias na estruturação do primeiro mutirão de cirurgias eletivas de Aparecida. Isso envolve a organização de profissionais, equipamentos e insumos. Tudo para garantir a plena eficácia da força-tarefa que tem início nesta segunda e segue por 10 dias”, pontuou o superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Luciano de Moura.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães relatou que o mutirão foi uma determinação do prefeito Vilmar Mariano e que a estratégia da pasta é a de continuar agilizando as operações para minimizar o tempo de espera dos pacientes. “Hoje temos aproximadamente 1% da população de Aparecida aguardando por alguma cirurgia eletiva, o que está em torno de seis mil procedimentos. Nos dois anos da pandemia suspendemos essas cirurgias e agora nossa meta no HMAP é a de fazer 600 delas mensalmente. Começamos com 200 agora e vamos prolongar isso nos próximos meses até alcançar a nossa meta primordial de termos 90 dias entre o pedido entregue ao paciente e a realização da cirurgia.”

Alessandro ainda explicou que nenhum paciente precisa procurar o HMAP pois “a Central de Regulação vai entrar em contato com as pessoas, ela é que cuida de todos esses pedidos e organiza a fila de espera. A Central é que vai avisar quem está aguardando quando for a hora de vir fazer a avaliação pré-operatória e tudo o mais que for necessário. ”

Ao acompanhar o início dos trabalhos das primeiras cirurgias, o prefeito Vilmar Mariano, que estava acompanhado da secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, ressaltou que “estamos fazendo uma força-tarefa para que possamos zerar a fila de espera, nossos objetivos são grandes em Aparecida. A prefeitura, a SMS e o HMAP têm responsabilidade e sensibilidade com a saúde da população e vamos fazer outros mutirões para que no final do ano já tenhamos uma fila muito menor de espera por cirurgias eletivas. E tudo realizado aqui, nesse hospital que tem excelência no atendimento, respeito pelas pessoas e tem apresentado avaliações muito positivas em todos os aspectos.”

Cuidado e eficiência

O diretor geral do HMAP, Felipe Piza, contou que a organização do mutirão envolve profissionais de diversos setores do hospital: “Trabalhamos em conjunto desde as equipes de segurança, de agendamento de consultas ambulatoriais, de exames de sangue e de imagem e assistencial, bem como com a programação das cirurgias adultas e pediátricas em todas as especialidades cirúrgicas. Nesse primeiro momento estamos fazendo as cirurgias gerais de maior demanda, como as de vesícula, hérnia, fimose e etc.”

O diretor afirmou que “sentimos que a percepção das pessoas atendidas aqui, tanto dos pacientes quanto dos acompanhantes, tem sido muito boa qualitativa e quantitativamente. Fazemos uma pesquisa de satisfação dos usuários que são internados e percebemos, em todas as áreas, um nível de satisfação acima de 90%, chegando na pediatria a 100%. Isso mostra que estamos no caminho certo. ”

Alívio, satisfação e vida melhor

Almerinda Ferreira do Nascimento, 79 anos, moradora do Jardim Olímpico, estava internada nesta manhã aguardando por uma cirurgia de vesícula. Ela será uma das primeiras pessoas a ser operadas no mutirão. “Estou muito feliz pela cirurgia, com uma excelente expectativa. Sofri muito enquanto esperava, cheguei a ficar quinze dias internada em outro hospital, mas quando fui encaminhada para cá esperei por cinco meses para ser chamada. Fui internada ontem à noite, já fiz os exames pré-operatórios e agora é só esperar, já está dando tudo certo.”

A filha dela, Vanda Ferreira do Nascimento, estava muito emocionada e disse que estava aliviada pela cirurgia e satisfeita pelo tratamento da equipe multiprofissional: “O atendimento é excelente, ela já sofreu bastante e aqui está tudo perfeito, são todos atenciosos, as enfermeiras, os médicos, todos.”

João Mathias da Silva, 73 anos, morador do Bairro Cardoso, estava aguardando há um ano por uma cirurgia de hérnia e destacou que a situação dele estava até piorando porque ele continuava a pegar peso: “Sou muito ativo, nasci em Pernambuco e sempre trabalhei demais. Hoje adoro morar em Goiás. Acredito que quem faz o bem recebe em dobro, estou confiante e vai dar tudo certo na minha operação.”

A esposa dele, Nilva Gonçalves dos Santos, estava muito alegre e desde já prometendo vigiar o marido depois da cirurgia para que a recuperação seja breve e perfeita. “Hoje estou com essa sensação de glória e gratidão a Deus e às pessoas daqui por tudo o que passamos e que agora vamos superar. Outra maravilha é o atendimento, é muito bom, as enfermeiras são muito educadas, os médicos são atenciosos, o HMAP é mesmo uma referência. Estamos muito bem acomodados e agora é só esperar para que ele seja operado, se recupere e viva melhor”.