Hospital Municipal de Aparecida realiza 1ª Corrida Einstein Goiás

Por Polliana Martins

28 de maio de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Para celebrar 1 ano da gestão Einstein e estimular hábitos saudáveis, o HMAP reuniu 1000 participantes em evento inédito com caminhada e corrida

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), com o apoio da Prefeitura, realizou neste domingo, 28 de maio, a 1ª Corrida Einstein Goiás, como parte das comemorações de um ano de gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein no Hospital. O ponto de partida foi às 8h na Feira Coberta Cidade Vera Cruz e mobilizou mil participantes para estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

O prefeito Vilmar Mariano acompanhou a abertura das atividades desde as 7h da manhã e aproveitou para conversar com a população e fazer a sessão coletiva de alongamento e aquecimento dos atletas. Ele falou sobre a satisfação de vivenciar um momento de esporte e lazer e ainda comemorar um ano da gestão Einstein no HMAP: “É uma alegria participar, até pretendo fazer os 3 km da caminhada. Fizemos aqui na região um grande mutirão nos últimos dias que também celebrou essa data festiva para o HMAP. O Einstein é uma referência em cuidado e saúde não só para Aparecida, mas para todo o País, e oferece a excelência e o carinho que a população merece”.

Prefeito Vilmar Mariano entre os secretários Marlúcio e Gerfeson no aquecimento: Gestão que prioriza o bem-estar da população

Einstein e HMAP: Parceria vitoriosa

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que levou o filho mais novo para a celebração, destacou que “o HMAP tornou-se referência para Aparecida com atendimento de qualidade, humanizado e resolutivo. Além disso, ele já virou referência estadual, pois atendemos lá diversos municípios goianos e até gente de outros Estados. Nessa semana comemoramos um ano da gestão Einstein no HMAP, algo que aprimorou a rede pública municipal por aperfeiçoar os nossos atendimentos. Nossa cidade reduziu as filas de espera por cirurgias eletivas, temos uma oferta maior de leitos de UTI e isso tem qualificado a atenção prestada à nossa população”.

Secretário de Saúde Alessandro Magalhães: Einstein no HMAP aprimora a rede pública municipal

Já o diretor médico do HMAP, Felipe Piza, que correu os 5 Km, descreveu o entusiasmo ao atingir a linha de chegada: “Sensação muito boa de superação, de que a gente consegue ir além dos próprios limites. Muitas vezes enfrentamos dificuldades, mas com o apoio de todos e com o espírito de que vai dar certo a gente consegue fazer a diferença. É assim na vida e na profissão. Nesse sentido, após um ano da gestão Einstein no HMAP, percebemos as melhorias, o impacto positivo para a população, o número de cirurgias, consultas e exames. Passando todos os limites, corra sempre com o Einstein!”.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, ressaltou que a Corrida foi a estratégia ideal para homenagear o HMAP por ser um momento de celebração da saúde humana. “Inclusive pretendemos fazer essa iniciativa anualmente em Aparecida. Isso é qualidade de vida, que é o que o Einstein, o HMAP e a gestão do prefeito Vilmar fazem e estão de parabéns por isso. Fico muito feliz e espero que no ano que vem mais pessoas venham participar conosco”, afirmou o gestor. O evento também contou com a presença do secretário de Articulação Política Marlúcio Pereira e do coordenador do Mutirão de Aparecida, Júlio Lemos.

Saúde com entusiasmo

A Corrida teve a participação de integrantes de projetos humanitários e esportivos como o “Correr e Ser Feliz” e o “Correndo Por Eles”, além de atletas amadores, profissionais e estreantes. Moradora do Bairro Cardoso, Ana Carolina Medrado já participou desse tipo de evento e estava muito animada minutos antes da largada: “Fiquei sabendo dessa maratona por uma amiga que faz parte do “Correr e Ser Feliz” e me inscrevi. Achei bem legal saber que também é uma celebração do Einstein no HMAP, é maravilhoso poder participar disso.”

Também concentrada na largada, a goianiense Karina Alves contou que a corrida de hoje seria a quarta de sua vida e a primeira em Aparecida. Em pleno aquecimento, ela elogiou a mobilização: “Estou curtindo muito e achei oportuna e superinteressante também a doação de alimentos, além de ser uma iniciativa público-privada. Vamos promover a saúde”.

Participante com a medalha comemorativa do evento, que reuniu mais de mil pessoas: Alegria e celebração da saúde

Com duas modalidades, 3 km de caminhada e 5 km de corrida, as 1000 vagas oferecidas foram preenchidas em menos de 24h no site do HMAP. Cada atleta ganhou um kit contendo 1 camiseta, 1 mochila, 1 garrafinha squeeze e 1 medalha comemorativa após doar 1kg de alimento não perecível que será destinado a entidades filantrópicas de Aparecida. Mais de 50 pessoas cuidaram da organização do evento, dentre colaboradores do HMAP e estudantes de educação física, fisioterapia e enfermagem de universidades do Estado.