Hospital Sírio-Libanês ministra capacitação em Gestão por Resultados para os servidores da Prefeitura

Por Frederico Noleto

30 de setembro de 2019

Por Frederico Noleto

30 de setembro de 2019


Foto: Wigor Vieira

Teve início na manhã desta segunda-feira (30) a capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia pela equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL),  em mais uma etapa do projeto Gestão por Resultados. Escolher e priorizar determinadas metas e trabalhar para se cumprir os objetivos em intervalos de tempo cada vez mais curtos são alguns dos desafios desta parceria histórica, que pretende planejar e construir a Aparecida que se quer para hoje e amanhã na área da Saúde. “Me sinto lisonjeado, porque este é um projeto que visa estabelecer um planejamento em Saúde. Esse planejamento, monitorado, acompanhado e avaliado, vai entregar resultados concretos para a população. E essa é uma cultura que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda precisa aprender a cultivar. De forma geral, temos o hábito de atender as demandas que batem à nossa porta e muitas vezes acabamos deixando de realizar certos tipos de planejamento para a obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo. Acredito que essa nova cultura ficará na Saúde do município independente do gestor que estiver no comando. Esta é mais uma marca da visão da moderna do prefeito Gustavo Mendanha. Seguramente isso fará a diferença nos resultados entregues à população” – pontua Alessandro Magalhães, secretário Municipal de Saúde.

A parceria entre a Prefeitura e o HSL ocorre sob forma de consultoria, que pelos próximos 12 meses colocará à disposição da equipe de gestores da rede municipal um time de especialistas do Hospital, que é referência mundial em gestão.   O consultor sênior do HSL, Everton de Macedo da Cunha, explica que no primeiro momento foi realizado um diagnóstico inicial, que durou cerca de 15 dias, com visitas a todas as unidades. “Agora demos início à segunda etapa, que começa com um treinamento de capacitação, com vários workshops ao decorrer deste ano. Incluindo um passo-a-passo de como se atingir metas, análise de gestão por indicadores, estatísticas de ferramentas de qualidade e gestão de painéis de indicadores. Daremos o apoio necessário para a criação de uma Central de Análise (Sala de Comando) para acompanhar todos esses dados e de um comitê gestor” – completa.

Rafael Saad, gerente de consultoria do Hospital Sírio-Libanês, conta que a idéia é implantar um método sistemático para cumprir metas e aperfeiçoá-las com o tempo. “Ou aprendemos a planejar ou estaremos fadados à improvisação. E não é que improvisar seja necessariamente ruim. No contexto da saúde aparecem circunstâncias fora do normal que exigem jogo de cintura. Mas não podemos viver apenas de apagar incêndios se não a vida fica mais difícil e os resultados piores”. Para ele, planejar é mais do que simplesmente ter uma idéia do que acontecerá à frente, mas sim um ato de criar um futuro. “Quando eu planejo eu estou propondo a criação de um futuro alternativo àquele que aconteceria se não fizesse nada. Significa colocar um projeto de pé numa determinada realidade e fazer uma intervenção direta nessa realidade. Mudar o resultado do que seria esperado sem nenhuma interferência. O ciclo básico dessa proposta envolve planejar, fazer, avaliar o resultado e agir sobre esse resultado de forma a criar uma fórmula para que os novos ciclos de planejamento sejam ainda melhores do que os anteriores” – aprofunda ele.

Profissionais da SMS durante capacitação realizada pela equipe do Hospital Sírio-Libanês

A consultoria, que pretende elevar os índices de satisfação do atendimento da Saúde do município, faz parte de uma série de investimentos realizados pelo prefeito Gustavo Mendanha a fim de tornar os serviços ofertados pela rede cada vez mais eficientes e humanizados. O contrato foi assinado no dia 12 de julho deste ano durante uma visita do diretor geral (CEO) do hospital, Paulo Chapchap, que realizou uma palestra voltada aos gestores da saúde no município e aproveitou para conhecer as dependências do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). “Tudo passa pelo respeito à população e pela valorização do quadro de profissionais que atuam no âmbito do SUS. A modernização da máquina pública passa invariavelmente pela capacitação e qualificação dos profissionais. Temos uma equipe muito capacitada que está bastante motivada. O projeto é inovador e muito importante para a cidade, Tenho certeza de que o resultado será grandioso. Tivemos uma ótima experiência como Projeto LEAN, cujos resultado foram excelentes. Neste eles serão ainda maiores” – conta o Alessandro Magalhães.

“Durante a capacitação abordaremos a idéia da estratégia, de como ela nasce e depois iremos planejá-la. Falaremos sobre como transformar uma idéia praticamente filosófica em metas e indicadores tangíveis e, depois, de como garantir um alinhamento da organização de uma instituição ao redor dessa estratégia. Quando eu defino que a estratégia prioritária para um determinado município é, por exemplo, reduzir a mortalidade infantil, o que devo fazer para que toda as as instituições que fazem parte dessa rede trabalhem com foco nisso? Cada uma delas terá uma fórmula diferente. A Atenção Primária terá uma, a Urgência e Emergência outra e a Vigilância outra. Como fazer com que cada uma das partes do sistema atuem em focos de objetivo em comum? Esse é o desafio. Gosto de citar três frases no início das capacitações. A primeira delas é que “é insanidade achar que se pode chegar a um resultado diferente fazendo o mesmo de sempre”. A segunda é “as coisas mais prioritárias não devem estar à mercê das coisa menos prioritárias”. E a terceira é “as mudanças não devem ser impostas mas fruto do consenso da equipe”. Por isso a primeira coisa que faremos é definir um planejamento sobre como fazer essas estratégias saírem do papel e como acompanhar resultados alcançados em termos de gerência pública e, ainda, como poder usar essas ferramentas para pensar em uma atenção à saúde da cidade cada vez mais efetiva no futuro. E todo este trabalho será coletivo” – conclui Rafael Saad.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)