HUAPA deve funcionar plenamente em três semanas

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 08 de fevereiro de 2013 – O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA) deverá funcionar plenamente em cerca de três semanas. Essa é a previsão feita pelo secretário municipal de saúde de Aparecida, Paulo Rassi, e a superintendente de Gerenciamento das Unidades de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Maria Cecília Brito, durante reunião realizada hoje, 8, no hospital.

“O funcionamento do HUAPA com a capacidade total depende da conclusão da reforma da UTI, que é indispensável para a abertura do centro cirúrgico. Dessa forma, será possível atendermos às urgências e emergências. Este é o único hospital público de Aparecida, uma unidade importante não só para a cidade, mas também para todos os municípios do Centro-Sul de Goiás”, ressaltou o secretário Paulo Rassi.

Segundo a comunicação setorial da SES, o HUAPA tem funcionado, desde 21 de agosto de 2012, prestando atendimentos ambulatoriais, fazendo internações eletivas (sem caráter de urgência) e prestando serviços nas áreas de ortopedia, diálise e gesso. Com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no último 16 de janeiro, foi feito um levantamento atualizado das necessidades da unidade e a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou a aquisição e a entrega de materiais e insumos, além de contratar e remanejar recursos humanos e fazer reparos em equipamentos essenciais como respiradores e monitores cardíacos.

A superintendente Maria Cecília Brito informou que, dado o crescimento dos casos de dengue em todo o Estado e a mobilização das secretarias de saúde da Região Metropolitana, também foi definida na reunião a ampliação dos leitos de enfermaria para mais 15 destinados ao atendimento de pacientes com suspeita da doença.

ESFORÇO CONJUNTO – O TAC firmado entre a Prefeitura de Aparecida e o Estado para a reativação do hospital tem vigência de 180 dias (podendo ser prorrogado, se necessário) e visa a desburocratização da compra de insumos e produtos diversos para que o Hospital funcione efetivamente. O documento prevê que o governo estadual garanta recursos para que a SMS forneça insumos e medicamentos para o HUAPA. De acordo com a SES, na última segunda-feira, 4, foi feito um repasse inicial de R$ 2,168 milhões e outros serão feitos em março e abril, totalizando R$ 6,169 milhões.

Durante a vigência do TAC, o governo estadual aguardará o andamento do processo judicial que permitirá a entrega da administração do HUAPA para uma organização social (OS). A parceria determina que a administração do Hospital continue a cargo da SES.