HUAPA volta a funcionar em 15 dias úteis

Foto: Júnior Vilela - Secom

Aparecida de Goiânia, 07 de janeiro de 2013 – Uma reunião realizada nesta segunda-feira, 07, no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA), mobilizou o prefeito Maguito Vilela (PMDB); o vice-prefeito Ozair José (PT); o secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros; o secretário Municipal de Saúde, Paulo Rassi; os procuradores gerais Alexandre Tocantins (Estado) e Tarcísio Francisco dos Santos (Município); e o diretor técnico do Huapa, Marco Aurélio Pereira Gomes com o objetivo de definir as condições de reabertura da unidade de saúde. O encontro resultou no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê parceria entre prefeitura e Estado para reativação do hospital em 15 dias úteis.

“Procuramos todas as formas para que o HUAPA voltasse a funcionar. Esta parceria com o Estado viabilizará o retorno das atividades no hospital, pois saúde não espera e a população de Aparecida merece o HUAPA funcionando”, informou Maguito Vilela.

De acordo com o procurador Alexandre Tocantins, a parceria, que tem anuência do Ministério Público, tem vigência de 180 dias e consiste em desburocratizar a compra de insumos para que o hospital volte a atender a população de Aparecida. “Essa medida emergencial tem como objetivo solucionar o problema do hospital. O estado repassará os recursos para o município, que fará compra de medicamentos, equipamentos, reformará a estrutura da UTI, dentre outras medidas, para que o hospital volte a funcionar. Tudo isso somente enquanto o Governo aguarda o processo judicial, para repassar a administração do HUAPA para uma organização social”, pontuou o procurador do Estado.

O Secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros explica que a parceria é necessária porque o processo para aquisição de equipamentos e insumos é bastante burocrático e lento. A parceria deve agilizar esses tramites. “O Estado continuará administrando o hospital e a prefeitura ficará a cargo da compra dos insumos. Afinal, a prefeitura enfrenta menos burocracia na compra de materiais, contratação de pessoal e readequação da estrutura de unidades do que o Estado. É, portante, uma parceria indispensável para que o hospital retome suas atividades”, explicou o secretário.

Ainda na tarde desta segunda-feira (07), o Ministério Público Estadual fará as adequações necessárias no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que amanhã, terça-feira (08), ele seja assinado pela Procuradoria do Estado e, em 15 dias úteis, o HUAPA retome os atendimentos de forma regular à população de Aparecida de Goiânia.

IFG – Encerrada a reunião no Huapa, o prefeito Maguito Vilela e o vice-prefeito Ozair José aproveitaram para visitar as instalações e obras de ampliação do campus do Instituto Federal de Goiás (IFG) em Aparecida de Goiânia. A visita foi um pedido do Reitor da unidade, o engenheiro Paulo César. “O objetivo é manter o prefeito, um dos maiores incentivadores da implantação da unidade no município, a par do que está sendo feito aqui no campus. Agora mesmo estamos iniciando as obras do Restaurante Universitário, dos dois novos laboratórios, sendo um deles para aulas práticas de engenharia civil”, destacou o reitor.

O Prefeito Maguito aprovou a agilidade das obras de ampliação da unidade. “Temos aqui um grande instrumento para a qualificação da mão-de-obra aparecidense, principalmente dos jovens e trabalhadores dos pólos industriais do município. Essa agilidade é resultado do envolvimento entre a instituição e a prefeitura e é positivo para todos, inclusive a população”, concluiu o prefeito.