Identidade cultural de Aparecida será representada em Encontro Regional de Artesanato

Por Frederico Noleto

14 de setembro de 2018

Por Frederico Noleto

14 de setembro de 2018

Foto: Divulgação

Um dos principais pilares da economia de qualquer cidade está no turismo e seus diversos eixos de sustentação. Dentre esses pontos, o principal deles sem dúvida é a chamada identidade cultural de um povo, em todas as suas expressões. E uma das formas de expressão cultural que mais reforça as características dessas cidades é o artesanato. Por meio de uma parceria entre o município e o Sebrae, que tem realizado políticas públicas de valorização dessa categoria, a Prefeitura está apoiando a participação de sete artesãos no Encontro Regional de Artesanato, que acontecerá de 22 a 23 de setembro na cidade de Olhos D´água.

Segundo Guido Marco, superintendente municipal de Turismo, o objetivo do encontro é estimular o fortalecimento e discutir a criação de uma Rede Estadual do Artesanato, visando a exposição e a comercialização dos produtos de fabricação artesanal. “Desde que começamos nosso trabalho de divulgar as potencialidades turísticas de Aparecida já tivemos um avanço extremamente significativo. Principalmente no Turismo Religioso. Sinal disso é que na próxima semana teremos cinco ônibus de turistas vindos de outros estados para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida”, contou o superintendente

Os artesãos contaram, durante encontro pra organizar a viagem realizado na tarde desta sexta-feira, 14, que poder viajar e mostrar seu trabalho em outras cidades é algo bastante positivo. “Desde que começamos a trabalhar em parceria com a Prefeitura e o Sebrae nós já tivemos imensas alegrias. Eu particularmente tive a oportunidade de viajar e mostrar minha arte em diversos lugares do país e isso não tem preço. O próximo passo agora é criar nossa Associação Aparecidense de Artesão” – conta o ceramista Valmir Neves.

Na próxima semana, durante o evento em Olhos D´água, estarão reunidos cerca de 300 artesãos. “O artesanato é uma das principais formas de economia criativa, responsável pela criação de empregos e pela geração de significativa renda, além de romper divisas divulgar o nome de Aparecida mundo afora” – pontua Guido Marco.

De Aparecida irão além do ceramista Valmir Neves, Débora Clecia (pintura em porquinhos e placas), Elisete Canaverde (papietagem em tecido), Beth (bonecas de pano), Ilzenete (pneus), Dulceny (Tuka) (argila e cabaça), Maria de Fátima (chaveiros de semente, madeira e tecido). “Estão sendo feitos esforços para a criação uma rota de turismo religioso na região metropolitana, ampliando a potencialidade da cidade de Trindade e estendendo este roteiro também para Aparecida e Senador Canedo” – conta o superintendente. Ele lembra ainda que no próximo mês será realizada a Semana do Turismo nas Escolas.