Idosos institucionalizados de abrigos em Aparecida começam a receber dose de reforço

Por Solange Araújo

1 de setembro de 2021

Por Solange Araújo

1 de setembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Nesta quarta-feira, 1º de setembro, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a aplicação da dose de reforço em idosos, acima de 60 anos, que vivem em abrigos na cidade. Contabilizando as cinco unidades instaladas em Aparecida, cerca de 300 moradores da faixa etária preconizada, receberão até o fim desta semana, a dose de reforço contra a covid-19. A primeira instituição a receber as equipes da SMS foi o Abrigo Comendador Walmor, no Setor Jardim Riviera.

Segundo a Coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, cerca de 300 doses do imunizante foram disponibilizadas para a ação, que ocorre por meio de visitas das equipes da SMS nas cinco instituições de longa permanência do município.

“Diante de alguns estudos foi definido que idosos e pessoas imunossuprimidas apresentam mais riscos de complicações em decorrência da covid-19, mesmo com as duas doses da vacina, por isso o cuidado de estar administrando a dose de reforço nessas pessoas”, explica. E complementa: “a aplicação da dose de reforço é de acordo com dados epidemiológicos e estudos sobre a eficácia da vacina em cada grupo”, ressalta a gestora.

“A terceira dose dá mais segurança para que nós possamos até liberar visitas, porque o isolamento para todos nós, inclusive os idosos, é muito difícil. Mesmo estando na instituição nós reforçamos a aproximação e o reforço dos laços de família durante a pandemia nos afastou muito devido a questão de segurança”, conta a coordenadora do Abrigo Comendador Walmor, Irene Rodrigues Pereira.

A aplicação do reforço também ocorrerá para a população em geral, acima de 70 anos, a partir do dia 15 de setembro, em todos os oito postos que já aplicam a segunda dose. Segundo estimativa da SMS, mais de 20 mil pessoas nessa faixa etária já receberam duas doses da vacina ou dose única e estão aptas para serem imunizadas com o reforço.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada. Além deles, as pessoas com alto grau de imunossupressão também deverão receber a terceira dose a partir do dia 15 de setembro, em oito postos.

Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada. De acordo com a Secretaria, cerca de 2 mil pessoas desse grupo devem receber o reforço.

As unidades para dose reforço a partir do dia 15 são: Drives do Aparecida Shopping e Centro de Especialidades; UBS´s Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Veiga Jardim Florença; e a Central de Imunização.

Tipo de vacina

Sobre o tipo de vacina indicado para a terceira dose, a gestora explica que ela poderá ser diferente daquelas aplicadas na primeira e segunda vez: “A recomendação é que a vacina a ser utilizada como terceira dose seja, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral. Isto é, poderá ser da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independente de qual tenha sido administrada até então.

Quem são os imunossuprimidos

São considerados desse grupo as pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).