Idosos que chegam ao CRTI de Aparecida se emocionam

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Unidade foi incendiada no último sábado. As atividades serão remanejadas e o laudo sobre as causas do fogo deve ficar pronto em dez dias.

Aparecida de Goiânia, 21 de maio de 2016 – Há apenas duas semanas do Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, cerca de 3 mil idosos assistidos pela Rede Municipal de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (REMUDEPI), começaram a semana com uma notícia triste e que reforça a necessidade de conscientizar toda a população em favor dos idosos. No último sábado (28), o Centro de Referência da Terceira Idade (CRTI) foi incendiado, interrompendo uma série de atividades e serviços públicos prestados diariamente à esse público.

Nesta terça-feira (31), após a liberação do local pelo Corpo de Bombeiros, muitos funcionários e idosos tentavam contabilizar os prejuízos financeiros causados pelo fogo. Segundo a presidente do Conselho do Idoso de Aparecida e coordenadora do CRTI, Ângela Rita Diniz Ramos Silva, o local deverá passar por uma reforma emergencial, que será definida pelas equipes de técnicos e engenheiros da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos. Mas ainda não existe uma data pra que todo esse trabalho seja concluído.

“Como muitos idosos ainda não sabem do problema, estamos realizando reuniões e atendimentos desde ontem aqui mesmo, na porta do centro, pra informar inclusive do remanejamento das atividades”, explicou. Dessa forma, oficinas e demais atendimentos serão adaptadas a outros espaços. “O baile do idoso, por exemplo, será realizado hoje no salão cedido pela Secretaria de Cultura. As demais atividades de ginástica, fisioterapia e oficinas vamos passar para praças, academias abertas e outros espaços adequados à cada atividade cedidos pelas secretarias municipais. Mas não vamos parar”, garantiu.

A coordenadora contou também que como o Corpo de Bombeiros não descartou a hipótese de incêndio provocado, a direção do CRTI decidiu registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia da região. “O laudo dos Bombeiros fica pronto em dez dias e enquanto isso a Polícia Civil também deve atuar para ajudar a nos esclarecer como tudo ocorreu”, informou Ângela.

EMOÇÃO – Com lágrimas nos olhos, as aposentadas Maria José de Farias Rodrigues, Gercina Pereira da Silva e Laura Maria de Oliveira, lamentaram o episódio. “Ver tudo destruído dói muito. Se isso foi provocado, quem fez não atingiu ninguém a não ser nós mesmos, idosos que usamos e precisamos tanto desse espaço”, resumiu Laura, que além de frequentadora é também professora de pintura no CRTI.

Maria José, moradora do Residencial Village Garavelo há 20 anos, quase três frequentando o centro, também recebeu a notícia com choque. “Aqui era como a nossa casa. A gente lancha, conversa, desabafa, trabalha e se diverte. Aqui, a gente distrái das doenças, da solidão. Hoje minha vida é outra por causa desse lugar. Então eu não esperava uma coisa dessa. Agora vamos demorar a reorganizar tudo”, emocionou-se.

O que é e como funciona o CRTI?

Localizado na Rua Dona Maria Galvão Pinheiro, no Residencial Village Garavelo, o Centro de Referência em Assistência Social da Pessoa Idosa (CRTI) de Aparecida é o primeiro do município e do Estado de Goiás. Foi inaugurado há apenas dois meses, no dia 29 de março. Até então, a unidade funcionava em um dos salões do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. A mudança para uma sede própria foi necessária para ampliar o atendimento, que antes abrangia 1,2 mil por semana. Com a sede própria, esse número quase triplicou.

Hoje, a cidade que tem cerca de 30 mil idosos segundo o último censo do IBGE, conta com oito núcleos de idosos cadastrados. Eles compõem a Rede Municipal de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (REMUDEPI), criada pelo prefeito Maguito Vilela em 2009, com o objetivo de oferecer condições mínimas de qualidade de vida aosidosos, facilitando serviços de saúde, assistência social e inclusão. Os núcleos também recebem o suporte do CRTI e a tendência é ampliar esses serviços.

No centro incendiado, os idosos recebiam assistência jurídica; atendimento psicossocial; confecção do cartão do idoso pela SMTA; e outros benefícios sociais; carteirinha do idoso; cadastramento para IPTU gratuito (Fazenda Municipal); alfabetização; agendamento de consultas médicas; atividades de esporte, lazer e terapia ocupacional; oficinas de bordado, tricô, tear e pintura; recebimento e apuração de denúncias de crimes contra idosos, entre outros atendimentos.

Ao todo, o atendimento envolve dez secretarias municipais e instituições parceiras, como o Ministério Público de Goiás. O atendimento básico era realizado diariamente por seis funcionários da Secretaria de Assistência e os serviços prestados pelas outras secretarias e MP ocorriam uma vez por semana, conforme a demanda e aviso prévio aos idosos.

A conquista da sede própria permitiu ampliar o número de idosos atendidos e de atendimentos oferecidos também, como a confecção do passaporte do idoso, que antes era feito apenas no Vapt Vupt. Agora, sem precisar se deslocar, o idoso preenche os formulários no próprio CRTI, e os funcionários é que levam o documento para unidades de atendimento do Estado e acompanham os pedidos.