IFG anuncia expansão em Aparecida

Foto: Valdir Antunes

Anúncio foi feito durante apresentação de Campus para secretários do município.

Aparecida de Goiânia, 22 de Janeiro de 2013 – Restaurante estudantil, galpão tecnológico e ginásio de esportes. Estas são as expansões que serão realizadas no campus do Instituto Federal de Goiás (IFG) de Aparecida em 2013, anunciadas pelo reitor da unidade, o professor Paulo César Pereira, durante apresentação do campus aos secretários do município. A solicitação da apresentação foi feita pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) e contou com diretores da unidade; o deputado estadual, Daniel Vilela (PMDB); o vice prefeito Ozair José (PT); vereadores e secretários, que também visitaram a unidade.

“Acredito que a apresentação era necessária para que todos vissem a dimensão do IFG em Aparecida, que conta com cursos técnicos e o único curso noturno de Engenharia Civil do Estado de Goiás, e que está abrindo mais curso. A implantação do campus ainda trouxe diversos benefícios para a região, como o asfalto nos setores Atalaia e Conde dos Arcos, a criação da escola de tempo integral e a construção de um eixo que ligará as regiões”, justificou Maguito.

Em 2013, o Campus passará a oferecer também o curso técnico de nível médio para jovens e adultos (PROEJA), na área de Panificação e passará a atender a quase 300 alunos dos cursos técnicos e do bacharelado, além de estudantes do PROEJA. Na educação à distância (EaD), a unidade da Aparecida já atende, dentro do Programa Profuncionário, a mais de 400 alunos. “Esta visita é quase uma prestação de contas, uma vez que a prefeitura é sempre parceira e tem um envolvimento até acima da expectativa com a implantação do Campus Aparecida de Goiânia”, destacou o reitor.

Além de passar pelo canteiro de obras, o prefeito e sua equipe conheceram os detalhes da construção iniciada em dezembro passado e visitaram as áreas já implantadas. Na atual fase de expansão física do campus Aparecida estão sendo construídos um galpão tecnológico de dois pavimentos, com área construída de cerca de 1,1 mil metros quadrados para atender alunos da área de construção civil e um refeitório de quase 1,4 mil metros quadrados, além do projeto para a construção de um Ginásio de esportes.

A previsão é que tudo fique pronto em seis meses. As obras no Campus Aparecida de Goiânia fazem parte de um pacote que engloba o investimento em estrutura física em várias unidades do IFG e o início da construção da nova unidade do Instituto, no município de Valparaíso de Goiás.

CAMPUS – O Campus do IFG em Aparecida está instalado em um terreno de quase 100 mil m², no Parque Itatiaia, e possui ainda uma área de preservação ambiental de cerca de 20 mil m². A unidade, projetada para atender inicialmente 1,5 mil alunos, começou a funcionar em abril de 2012, oferecendo inicialmente os cursos de bacharel em Engenharia Civil noturno e os técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Agroindústria, Edificações e Química em período integral. O câmpus possui atualmente 53 servidores, sendo 24 técnicos Administrativos e 29 docentes.