IML de Aparecida é inaugurado

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Unidade, localizada na Vila São Joaquim, deve ajudar a desafogar IML de Goiânia, que atende hoje 33 municípios.

Aparecida de Goiânia, 07 de novembro de 2016 – O prefeito Maguito Vilela participou hoje (07) da inauguração do Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Aparecida de Goiânia (IML), ao lado do governador Marconi Perillo e do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton. A solenidade também contou com a presença da superintendente de Polícia Técnico-Científica da SSPAP, Rejane Barcelos.

“A inauguração do IML é um fato marcante para a nossa cidade, pois era uma demanda antiga da população, que dependia do IML de Goiânia. Agora temos o IML mais moderno e funcional do Estado”, destacou o prefeito aparecidense.

“Agradeço ao prefeito Maguito Vilela, que pediu demais, mas nunca foi esticar a corda. Obrigado pela tolerância e compreensão”, disse o governador Marconi Perillo, reiterando que a obra – iniciada em 2001, e que chegou a ser interrompida algumas vezes – é de extrema importância para a população não só de Aparecida, mas de todo o Estado.

É que o novo IML, localizado na Vila São Joaquim, ajudará a desafogar o IML da capital, que hoje atende 33 municípios. A expectativa da SSPAP é que pelo menos 30% da demanda atual passe a ser resolvida em Aparecida. “A celeridade de resposta à população será maior. Outro ponto é o acesso pela BR, que facilita o atendimento dos municípios”, destacou a superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos.

O IML de Aparecida ocupa área cedida pelo município e tem 1.411 metros quadrados de edificação, divididos em dois pavilhões. O primeiro conta com duas salas de necropsia especial e comum, raios-X, laboratórios, cartório para expedição de certidões de óbito, consultórios médicos para exame de corpo de delito, sala acústica de balística, além da estrutura administrativa com recepção, banheiros e estacionamentos. No pavilhão superior foram instalados alojamentos para médicos e peritos.

A construção foi financiada pelo Banco do Brasil e está avaliada em cerca de R$ 3,8 milhões. Somadas as aquisições de mobiliário e equipamentos, o investimento total do Governo de Goiás foi em torno de R$ 5,5 milhões, segundo a SSPAP. Ao todo, atuarão no local 13 peritos criminais, 10 médicos legistas e nove auxiliares de autópsia nomeados recentemente no concurso da Polícia Técnico-Científica. A coordenação do núcleo está à cargo da perita Valquíria Soares de Freitas.

SVO – Com a inauguração do IML de Aparecida, Prefeitura e Estado trabalham agora para a implantação do Sistema de Verificação de Óbitos no município, que ainda é realizado em Goiânia. De acordo com a secretária de Regulação Urbana da cidade, Cilene Alves Batista, um convênio entre as duas instâncias está sendo estudado para que o sistema seja implandado no mesmo espaço físico do IML. A SMS deve encaminhar a equipe de médicos e técnicos para a realização do trabalho, que seria coordenado pela Regulação.

“Na semana que vem nos reuniremos com a superintendente da Polícia Técnico-Científica para verificar em que termos a parceria poderá ser constituída e qual o efetivo real que precisaremos para iniciar o atendimento do SVO no município”, informou a secretária municipal. A expectativa dela é que toda a parte burocrática seja sanada rapidamente e o SVO seja implantado ainda em dezembro deste ano.