Implementação do projeto Cidade Digital é o primeiro passo para Aparecida de Goiânia se tornar uma Cidade Inteligente

Por Rafael Freitas

20 de dezembro de 2018

Por Rafael Freitas

20 de dezembro de 2018

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia investe R$ 55 milhões em inteligência que prevê a implementação de hostpots em praças e parques da cidade e 600 câmeras de videomonitoramento

Aparecida de Goiânia é uma das primeiras cidades do Centro-Oeste a aplicar o conceito de Cidade Inteligente, por meio da implementação de um projeto de Cidade Digital. Uma cidade inteligente é aquela que se desenvolve com sustentabilidade e que atende melhor o cidadão em suas necessidades, resultando em qualidade de vida. Investir em inteligência não é apenas promover a parte estrutural, mas sim transformar a forma como o cidadão vive e constrói a cidade. Portanto, o investimento em inteligência gera, acima de tudo, cidadania.

É com esse objetivo que o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário Cleomar Rocha convidam a imprensa para o lançamento do projeto “Cidade Digital”, que acontecerá às 14h desta quinta-feira (20) na sede da Prefeitura de Aparecida.

A iniciativa marca o início da primeira etapa de execução do projeto Cidade Inteligente (Smart City), que tem como intuito adotar ações eficazes para fazer de Aparecida uma cidade conectada, integrando todos os setores da administração e da sociedade a fim de desburocratizar o atendimento e universalizar o acesso a todos os serviços. Isso permitirá maior controle de gastos públicos e melhoria na tomadas de decisões baseadas em informações cada vez mais precisas.

O projeto Cidade Digital integra o programa “Soluções urbanas para cidadãos inteligentes”, que já recebeu três prêmios e foi criado para suprir as necessidades da cidade de forma ágil e eficiente. A fase inicial do projeto abrange 4 ações principais: a instalação de 540 km de cabeamento óptico, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio.

O investimento em inteligência e conectividade promoverá:

• Saúde + integrada, facilitando agendamentos de consultas, realização de exames, tratamentos e distribuição de medicamentos;
  • Educação + conectada, fortalecendo o acesso à informação e motivando o aluno para aprender mais e melhor;
  • Segurança + atuante, com monitoramento constante da cidade, atualização da mancha criminal com atuação ágil e estratégica de nossa força policial;
  • Assistência Social + eficiente, na compreensão das vulnerabilidades sociais e na atuação imediata do atendimento de nossa população;
  • Ações + transparentes, informando ao cidadão como e com o quê a prefeitura tem trabalhado, possibilitando consultas públicas e prestação de contas à população;
  • Investimentos + inteligentes, com maior eficiência do trabalho, redução de custo e investimento em áreas estratégicas para o município.

Tudo isso resulta em uma Aparecida + perto do futuro, integrando tecnologia e inteligência em suas ações, e na Prefeitura de Aparecida + perto da população, seja nos postos de atendimento, seja pela internet, sempre ligada, sempre disponível.

Na data citada, o prefeito Gustavo Mendanha assinará o contrato com as empresas participantes e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, irá apresentar mais detalhes do projeto.

Serviço:

Assunto: Lançamento do Projeto Cidade Digital

Data: 20 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Prefeitura de Aparecida (Avenida Gervásio Pinheiro, Setor Central Solar Park).