Inauguração do Sistema Produtor Mauro Borges acelera acesso universal à água tratada em Aparecida

19 de setembro de 2017

19 de setembro de 2017


Aparecida de Goiânia 19 de setembro de 2017 – O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, participou na manhã desta terça-feira (19) da inauguração do Sistema de Produção Mauro Borges representando do município de Aparecida. O complexo de abastecimento de água foi projetado para garantir fornecimento de água tratada para a população de toda a região metropolitana e chega com a promessa de ser o maior do Centro-Oeste. Parte do sistema, a Estação de Tratamento de Água (ETA) já se encontra em funcionamento, ofertando um aporte corresponde a 4000 litros de água por segundo e deverá atender 42 bairros da região, em substituição ao Sistema Meia Ponte.

“Trata-se de uma obra da maior importância para a política de universalização do acesso à água tratada no município de Aparecida. Garantir o direito à água é garantir o direito à vida. Claro que para projeto de desenvolvimento de Aparecida o acesso universal também é vital. A cada dia mais e mais empresas se instalam no município e este ciclo virtuoso de crescimento econômico que estamos vivendo além de gerar mais impostos para financiar importantes obras também cria muitos postos de trabalho. Portanto, Aparecida aguarda ansiosamente que se consiga concluir até o final de 2019, como prometido, a obra do chamado “Linhão”, a rede de interligação entre o Sistema Mauro Borges e a Região Leste de nossa cidade” – pontua o Mário Vilela, que já ocupou o cargo de presidente da Saneago.

A obra do Sistema de Produção Mauro Borges foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado de Goiás. O custo total foi de R$ 1 bilhão. A primeira etapa da obra foi iniciada em 2002 com a construção da Barragem do Ribeirão João Leite (afluente do Rio Meia Ponte e manancial de abastecimento) e a segunda foi a construção da Estação Elevatória de Água Bruta, da Estação de Tratamento de Água e a implantação adutoras e redes de distribuição. O complexo está situado no Jardim Guanabara, na região norte de Goiânia.

O Secretário Mário Vilela esteve acompanhado do procurador-geral do município, Fábio Camargo, e do ex-deputado estadual Leo Mendanha, pai do prefeito Gustavo Mendanha. Além do governador Marconi Perillo, também estiveram presentes o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades, e Assuntos Metropolitanos do Governo do Estado, Vilmar Rocha; o presidente da Saneago, Jalles Fontoura; e os familiares do ex-governador Mauro Borges. Durante a cerimônia, foram homenageados os servidores mais antigos da empresa.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)