Inaugurada 22° Unidade Básica de Saúde de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de dezembro de 2016 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, entregaram na noite de ontem (22), a 22° Unidade Básica de Saúde (UBS), construída pela atual gestão. O setor Jardim Tiradentes 2 foi o contemplado da vez. A solenidade foi realizada na própria unidade, que fica na Rua 10, próximo ao ginásio do Jardim Tiradentes.

A secretária de Saúde agradeceu ao prefeito Maguito Vilela por sempre ter sido sensível às demandas da saúde de Aparecida e ressaltou a importância de se investir na rede de atenção básica. “É na atenção primária que os profissionais de saúde criam vínculo com a comunidade, com isso, muitos problemas podem ser resolvidos com a prevenção, evitando internações. Já entregamos 22 unidades, ainda faltam mais sete que estão praticamente prontas”, destacou Vânia Cristina.

A UBS é de substituição, ou seja, já existia, mas funcionava em uma casa alugada. Agora, a unidade terá espaço próprio e contará com estrutura adequada, padrão do Ministério da Saúde. “As novas UBSs possuem espaços amplos, arejados e adequados para prestar um atendimento mais humanizado, além disso, oferecem melhores condições de trabalho para nossos profissionais de saúde”, completou a secretária. A UBS do setor do Jardim Tiradentes atenderá com três equipes, das 8h às 17h, de segunda à sexta, assistindo uma demanda de 4 mil pessoas cada equipe.

O prefeito Maguito Vilela, durante seu discurso, salientou que a saúde ainda é um desafio, mas que Aparecida tem se destacado nessa área. “Não há uma cidade brasileira que não enfrente dificuldade na saúde. Sabemos que temos um caminho longo pela frente, mas é preciso reconhecer que estamos mudando a realidade de Aparecida. Quando assumi, mil pessoas eram atendidas em toda rede, hoje sete mil são atendidas por dias nas nossas unidades. Além dos aparecidenses, pacientes de outros municípios buscam atendimento em Aparecida pela facilidade e agilidade do serviço em relação a outras cidades”, comemorou o prefeito.

A unidade de saúde Jardim Tiradentes é porte III e possui 578,88 metros quadrados de área construída. O investimento total é de aproximadamente R$ 1,1 milhão, sendo R$ 659 mil da União e contrapartida de R$ 434,5 mil do tesouro municipal. Assim como a UBS do Campos Elísios, a unidade do Jardim Tiradentes é expandida, ou seja, possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação.

As outras dependências da UBS seguem o modelo padrão das Unidades Básicas da cidade, e conta com farmácia, quatro consultórios médicos, sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxarifado, administração, arquivo, esterilização, guarda-material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento.

A auxiliar administrativo, Katiuscia Maria Rocha da Silva, contou que está satisfeita com a inauguração da nova unidade. “Antes os atendimentos funcionavam em um local meio que improvisado, agora essa tem cara de uma unidade de saúde de verdade. Fico muito feliz de ter uma UBS assim perto da minha casa”, pontuou a moradora do Jardim Tiradentes.

A unidade recebeu o nome de Pastor Josué Marques, em homenagem aos relevantes serviços sociais que o morador realizou no Jardim Tiradentes e região. Os familiares do pastor também estavam presentes na inauguração e ficaram lisonjeados com a dedicatória, mas abriram mão da fala pública.