Inaugurada a Praça Miguel Rodrigues de Almeida no setor Cidade Livre

Por Thayza Marins

6 de setembro de 2019

Foto: Wigor Vieira

A 34ª praça inaugurada com novo paisagismo, espaço para convivência e lazer foi entregue na noite desta quinta-feira, 05, pelo prefeito Gustavo Mendanha

Os moradores da Cidade Livre ganharam na noite desta quinta-feira, 05, um espaço para o lazer e convivência. A praça Miguel Rodrigues de Almeida, que fica na Avenida Dom Fernando no setor Cidade Livre, conta com parquinho para crianças, uma Academia da Terceira Idade (ATI), pista de caminhada, bancos, paisagismo, iluminação e já está sendo utilizada por centenas de moradores da região.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, as praças contribuem para a melhor qualidade de vida das pessoas porque são espaços de convivência para o lazer, atividades físicas e culturais. “Estou muito feliz em poder proporcionar esta alegria para população e atender mais uma demanda. Eu cresci visitando esse bairro e tenho um carinho imenso por todos os moradores e em breve chegará mais benefícios para melhorar a qualidade de todos”, destacou.

Gercino Sousa é morador do bairro há 36 anos e comemorou a inauguração do espaço público para os moradores da região. “Eu gostei de tudo, esse parquinho para as crianças brincar, essa academia que até eu vou usar pra acabar com a minha barriga. Quero agradecer a todos porque antigamente isso aqui era só poeira e agora estou vendo uma praça linda que vamos utilizar todos os dias”, comentou Gercino.

A praça é a 34ª inaugurada na gestão com novo paisagismo e conta com 876 metros quadrados. O investimento foi no valor de R$ 50 mil, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Daniel Vilela. “Estamos transformando os espaços públicos de Aparecida que antes não tinham vida e proporcionando à população, meios de promover a melhora da saúde física e mental”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes

De acordo com Levir Franciso que mora e trabalha há 27 anos no setor Cidade Livre, a nova praça é uma conquista para quem trabalha e mora no bairro. “Eu sempre trabalhei em frente a esse espaço e antes não tinha nada. As pessoas chegavam e colocavam os carros em cima do terreno e tinha muita poeira. Hoje estamos vendo o benefício em nossa porta e é muito importante para nós que trabalhamos aqui em frente, pois além de valorizar nosso comércio, vamos ter um lugar para trazer nossos filhos pra brincar, sentar a noite e bater um papo”, disse o morador.

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha anunciou que a 20ª edição do Prefeitura em Ação, irá acontecer na região do setor Cidade livre contemplando vários bairros, entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro. “Estou voltando para essa região atendendo o pedido dos moradores e vou comemorar o meu aniversário aqui junto com vocês. Assim como aconteceu há dois anos atrás vamos celebrar a data com obras, trabalho, serviços e o meu presente é a alegria de vocês”, salientou o prefeito.

Ainda participaram da festa de inauguração, comerciantes da região, lideranças comunitárias e os vereadores Elias Júnior, Mazinho do Madre Germana, Aldivo Araújo, Isac Martins, que na ocasião, destacaram a importância de investimentos públicos em prol da melhor qualidade de vida da população de Aparecida. “Essa obra é essencial para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, disse o vereador Araújo.

Homenagem

A praça na Cidade Livre recebe o nome de um dos primeiros moradores do setor, o senhor Miguel Rodrigues de Almeida, falecido em março de 2019. Ele foi comerciante na região, onde viveu por 52 anos e sempre esteve envolvido ativamente em projetos comunitários e reuniões em busca de melhorias para o bairro. “Ele ajudou a construir a história da cidade, sempre teve muita força de vontade. Estou muito feliz e ao mesmo tempo emocionada com essa homenagem, muito obrigada”, comentou a esposa do homenageado, Francisca de Almeida.

A propositura de nomear e homenagear o senhor Miguel, foi do vereador Isaac Martins (PR). “O senhor Miguel foi um dos moradores mais antigos da Cidade Livre e também um dos primeiros comerciantes aqui da região. Seu primeiro investimento foi um restaurante muito conhecido e com preços populares ao longo do tempo migrou para o ramo de flores e jardinagem. Foi um homem que morou exatamente em frente a essa praça e sempre participou ativamente de reuniões reivindicando melhorias no bairro. Um grande homem”, pontuou o vereador.