Inaugurada primeira faculdade de medicina de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida agora tem Faculdade de Medicina

Via de acesso à universidade, Avenidas das Palmeiras, está sendo revitalizada pela prefeitura e integrará o Eixo Norte-Sul 01

Aparecida de Goiânia, 24 de julho de 2014 – Começam na próxima semana as aulas do curso de Medicina no campus da Universidade de Rio Verde (UniRV) em Aparecida de Goiânia. A extensão da UniRV foi inaugurada nesta quinta-feira, 24, com a presença do prefeito Maguito Vilela (PMDB) e do reitor da instituição de ensino, Sebastião Lázaro Pereira. A primeira turma contará com 60 alunos.

“Ao oferecer o primeiro curso de Medicina em Aparecida, a UniRV vem somar ao trabalho que estamos realizar de trazer para Aparecida tudo que uma cidade de grande porte merece”, destacou o prefeito. Maguito salientou os investimentos realizados nas áreas de saúde e educação, como a construção de 32 unidades de saúde e um hospital municipal com 220 leitos e a conquistas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O campus da UniRV funcionará no prédio da Associação dos Empregados do Banco do Estado de Goiás (Asbeg), no Jardim dos Buritis. A pista de acesso à instituição está sendo revitalizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de Aparecida com recursos do Banco Andino. A reconstrução da via, que é duplicada, faz parte das obras do Eixo Estruturante Norte-Sul 01 (ENS 1), que será uma nova alternativa à BR-153.

O diretor do curso e professor da universidade, José Alberto Alvarenga, explicou que as aulas serão ministradas de maneira participativa e diferenciada. “O curso de Medicina será ministrado de forma comunitária diferente do método antigo que o aluno não sai da sala de aula inicialmente. Aqui, logo no primeiro dia de aula, o discente irá encarar um problema e irá avaliá-lo com o professor. Para isso, os alunos terão um período de análise até chegar ao desfecho”, relatou. As turmas serão divididas em três grupos de 30 alunos com parâmetros de avaliação em áreas de vacinação, peso, maternidade, infância, entre outros.

O reitor Sebastião Lázaro Pereira agradeceu a prefeitura pelo convênio com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que receberão estagiários da instituição de ensino superior. “Nossa universidade é grande, forte e sólida. Conhecendo e participando ativamente da rotina do cidadão aparecidense iremos fortalecer nossa credibilidade ainda mais”, destacou.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Ester Galvão de Carvalho, essa confiança que a UniRV possui é fruto da base de seu ensino e da qualificação da formação de seus profissionais. “Esse novo campus surge em função de sua consolidação e do seu amadurecimento no mercado”.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, também acompanhou a solenidade de inauguração da universidade e salientou a chegada de outros cursos de Medicina. “É apenas o primeiro vestibular de Medicina de Aparecida. Vem aí também a Universidade Federal de Goiás e a UniEVANGÉLICA. Todos estão descobrindo Aparecida”, enfatizou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Erso Guimarães, exaltou a eficiência da Faculdade de Medicina da UniRV e garantiu apoio do órgão. “É função do Conselho Regional de Medicina defender a função do médico bem como a qualidade dos cursos nesta área. Também é de nossa competência verificar a qualidade do profissional que está sendo formado e o trabalho prático que será realizado de forma integral e não apenas direcionada”, sublinhou o presidente do Cremego.

PRESENÇAS – Também participaram da inauguração da UniRV – Campus Aparecida – os secretários Ozéias Laurentino Junior (Comunicação); Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda); Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); Ronnie Barbosa (Habitação e Regularização Fundiária); Eli de Faria (AparecidaPREV); Chefe de Gabinete do prefeito, Tânia Alves Andrascko; Secretária Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis; Superintendente Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Vânia França; Presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB) e vereadores Antônio Ribeiro (PTB); Almeidinha (PSD) e Valdemar Suldamerica (PDT).

A INSTITUIÇÃO – Fundada em 1973, a Universidade de Rio Verde é uma das principais instituições de ensino superior do Estado de Goiás. Seu campus administrativo está localizado na Fazenda Fontes do Saber, no município de Rio Verde, a 238 km de Goiânia. Com mais de 40 anos em funcionamento, a faculdade ficou conhecida naquele município como FESURV (Fundação do Ensino Superior de Rio Verde). No dia 24 de fevereiro de 2003, por meio da Lei nº 4.541, passou a se chamar Universidade de Rio Verde.

Em 2007, a universidade começou a implementar um plano de expansão com a instalação de unidades em cidades do interior goiano. Atualmente, a instituição possui cinco campi (Rio Verde, Caiapônia, Cristalina, Nerópolis e Aparecida) e mais de cinco mil alunos matriculados em 25 cursos de graduação, pós-graduação e Mestrado.