Incubadora 3D realiza palestra para tornar jovens aparecidenses em empreendedores

Por Thayza Marins

29 de maio de 2018

Por Thayza Marins

29 de maio de 2018

Foto: Enio Medeiros

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do programa de Incubação de Empresas de Aparecida (Incubadora 3D) realizou na manhã desta terça-feira, 29, a oficina Me tornando Empreendedor – Da Concepção a Validação da Ideia. A ação, que aconteceu na Escola do Servidor no Paço Municipal, contou ainda com a parceria da Associação de Jovens Empreendedores do município (AJE).

A oficina busca incentivar o empreendedorismo e a manifestação criativa no município. “O nosso maior objetivo, através dessa palestra, é trazer informação sobre o empreendedorismo e levar ao aluno a importância da estratégia de como iniciar uma empresa até sua consolidação na prática. Nossos jovens precisam ser orientados a cada dia e por isso outras palestras serão realizadas durante este ano com o intuito de transformar as ideias em oportunidades”, destacou o presidente da Associação de Jovens Empreendedores Maykon Henrique.

Durante a palestra ministrada pela instrutora Luciana Padovez, foram abordados alguns temas como, Apresentação, Ideação, Prototipação, e Modelo de Relacionamento com o Mercado  Econômico, dentre outros.  “Os jovens hoje no Brasil são uns dos principais responsáveis pelo empreendedorismo, mas precisam entender que não se pode abrir um negócio somente da sua cabeça. Para ser um empreendedor de sucesso é necessário realizar o trabalho de pesquisa no mercado, conhecimento do cliente, e é isso que estamos abordando”, ressaltou a Instrutora.

De acordo com o aluno Leonam Ferreira, a palestra mostra de uma forma prática, como enxergar uma oportunidade de investimento. “Nós temos diversas ideias de negócios e às vezes não sabemos por onde começar. E a Prefeitura e os seus parceiros estão de parabéns pela iniciativa de promover palestras como a de hoje, além de ser muito interessante nos ensina como construir e planejar o empreendedorismo dentro da nossa cidade”, relatou o aluno.

Incubadora 3D

A Incubadora 3D é um programa sem fins lucrativos, vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos que se proponham a inovação tecnológica ou agregar valor a processos, produtos e serviços, de modo a assegurar o seu fortalecimento e seu desempenho.

A coordenadora da Incubadora 3D, Daniele Marcasso, explica como ingressar no programa de incubação de empresas. “Para ingressar na incubadora 3D é necessário participar do processo seletivo, que tem edital aberto permanentemente no site da Incubadora 3D, e efetuar a inscrição via formulário online”, explicou Danielle.

O projeto é analisado por uma equipe e em até 10 dias úteis é divulgado o resultado da primeira etapa, já o resultado da segunda etapa ocorrerá em até 40 dias úteis. Os projetos selecionados para a modalidade pré-incubação recebem acompanhamento e é feito um monitoramento  da evolução do projeto, a fim de que seja avaliada sua viabilidade técnica, financeira e mercadológica. Caso o resultado seja positivo, segue para mais uma etapa, a da incubação, que tem duração de até 36 meses, onde serão trabalhadas a estruturação do negócio e a inserção desse produto ou serviço no mercado.