Independência Mansões recebe coleta de lixo em novos dias a partir de hoje

Por Thiago Oliveira

22 de agosto de 2022

Por Thiago Oliveira

22 de agosto de 2022

Foto: Divulgação/Vale Norte

Mudança em caráter de teste pretende aprimorar o serviço de coleta nos bairros da cidade

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), por meio da sua Diretoria de Resíduos Sólidos, informa que começará na próxima segunda-feira, 22/08, um novo rodízio no Bairro Independência Mansões. A iniciativa tem por objetivo aprimorar o serviço de coleta no município, com melhor distribuição de bairros por dia de coleta.

Essa ação serve como um teste para melhorar o sistema de coleta nos bairros mais afastados do aterro sanitário do município. Segundo a diretora de Resíduos Sólidos, Larissa Brandão, essa mudança pretende desafogar os dias com mais bairros para serem atendidos e remanejá-los para outros dias da semana.

No Independência Mansões, a coleta que é feita segunda, quarta e sexta-feira passará para terça, quinta e sábado. Por isso, na próxima semana, o caminhão de coleta pode passar em dias seguidos no bairro, no entanto isto é apenas para adequar o calendário de teste e facilitar o estudo da SDU.

“Vai funcionar assim: ele passa segunda normalmente, aí vai passar na terça e ver se dá certo. Se deu certo na terça, ele não vai quarta e deixa para ir na quinta e no sábado”, explica Larissa.

Se a mudança gerar resultado significativo, na próxima semana o bairro já recebe o novo
calendário, que deve ser anunciado em comunicado aos moradores por parte da área técnica da SDU.

Aparecida tem hoje 300 bairros atendidos pela Vale Norte, empresa contratada pela Prefeitura e responsável pela coleta, transporte e descarte de todo o lixo produzido na cidade. “Nós esperamos com isso reduzir o tempo de deslocamento e melhorar o sistema de coleta da cidade. Se essa ação der certo, vai ser espelhada para outros bairros afastados do aterro”, afirma a diretora.