Industrialização em Aparecida deve ser reforçada com mais 230 empresas

Por Allan David

3 de janeiro de 2020

Por Allan David

3 de janeiro de 2020


Foto: Arquivo/Secom

Prefeitura analisa pedidos de empresários que querem abrir unidades no município; polos industriais e empresariais geram mais de 120 mil empregos na cidade

Aparecida encerrou 2019 comemorando feitos expressivos também na economia. Neste ano que fechou a década de 2010, a cidade viu seu Produto Interno Bruto (PIB) crescer 122%, considerando a evolução de 2010 a 2018. Para a Prefeitura de Aparecida, essa elevação no conjunto de bens e serviços produzidos na cidade é fruto de um processo contínuo de industrialização, iniciado nos anos de 1990, que tem expandido a oferta de empregos, gerado renda para os moradores e oportunidades de novos empreendimentos.

Nos últimos dez anos, o número de CNPJ’s ativos em Aparecida de Goiânia saltou de 6 mil para cerca de 54 mil, entre indústrias, empresas e comércios, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda. Já neste início do ano, a cidade tem uma demanda de 230 empresas que solicitaram à Prefeitura as autorizações para se instalar em Aparecida ou acenaram positivamente para uma provável abertura de novas unidades em solo aparecidense.

Além do IBGE, onde é possível confirmar a evolução do PIB de Aparecida, a prosperidade econômica da cidade fica evidente também nos pedidos de registro de empresas protocolizados na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

Fora a capital, Goiânia, o grupo das quatro maiores economias de Goiás tem Aparecida como protagonista no quesito abertura de novas empresas. O município fica à frente de Anápolis, Catalão e Rio Verde. Comparando apenas as solicitações de empresas individuais de responsabilidade limitada, Aparecida foi a cidade com mais pedidos registrados nos anos de 2017, 2018 e 2019, entre os meses de janeiro e novembro.

No ano passado, por exemplo, 581 empresas individuais de responsabilidade limitada pediram autorização para se instalar em Aparecida, segundo a Juceg. Anápolis teve 546 solicitações; Catalão, 87; e Rio Verde, na Região Sudoeste, 282 pedidos em igual período.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, os investimentos feitos pela administração municipal em obras de mobilidade urbana; de recapeamento e pavimentação de bairros; de reforma e construção de unidades escolares, unidades de saúde e espaços de lazer; de instalação de câmeras de videomonitoramento e capacitação para a vida profissional têm favorecido Aparecida no sentido de atrair empresas para o município. “Os investimentos públicos feitos na cidade ajudaram a mudar a característica de Aparecida. Temos hoje uma população mais escolarizada, mais preparada, com melhor qualidade de vida e com isso conseguimos fixar empresas e indústrias em nosso município”, ressalta.

Crescimento a dois dígitos

Os sete polos industriais e empresariais de Aparecida geram atualmente mais de 120 mil postos de trabalho. Para o prefeito Gustavo Mendanha, esse é o principal benefício de ter a economia local sustentada na industrialização. “Empreendimentos industriais geram emprego, divisa de receitas e muito desenvolvimento para o município. Aparecida é hoje uma cidade de oportunidades. O município deixou de ser cidade dormitório e passou a ser uma cidade industrial e universitária, e é claro que esse tipo de empreendimento vem para corroborar com o bom momento que estamos vivendo”, argumenta o prefeito.

Em 2010, o PIB de Aparecida era de R$ 5,8 bilhões. O número subiu para R$ 12,9 bilhões em 2018. Nesse período, a economia de Aparecida cresceu 17,40% ao ano, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda. “É um crescimento chinês aqui em Aparecida”, lembra o ex-prefeito Maguito Vilela em referência à taxa de expansão do PIB da China, uma das potências que mais evoluiu na última década e é hoje o maior parceiro comercial do Brasil.

Maguito atribui a efervescência na economia de Aparecida ao fato de o prefeito Gustavo Mendanha adotar medidas que desburocratizam a gestão tributária das empresas na cidade. “Isso faz com que os empreendedores sejam mais competitivos”, lembra ele.

Polos industriais e empresariais de Aparecida empregam 120 mil – Foto: Arquivo/Secom

Desburocratização é essencial

O empresário Emanoel Camargo acabou de aportar em Aparecida com um empreendimento corporativo de grande porte, que ocupará uma área de 900 mil metros quadrados próximo aos polos industriais Dimag e Daiag, na Região Leste da cidade. Para ele, o projeto do complexo Global Park, voltado à instalação de centros de distribuição e de empresas dos ramos logístico e de transporte, só saiu do papel graças a essa sensibilidade do poder público para atender as necessidades e facilitar a vida dos empresários.

Emanoel completa: “Hoje não há mais condições de os empreendedores andarem sozinhos; nem os municípios. Por isso é que nós escolhemos trazer o empreendimento para Aparecida, que é uma cidade que tem esse entendimento de desburocratizar aprovações, liberações e licenças. O município é carregado de oportunidades para o setor industrial”.

Qualificação da mão de obra

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas explica que o potencial de Aparecida para atrair novas empresas se deve também à localização estratégica da cidade, situada no centro do Brasil. Ele lembra que o município é visto com bons olhos por grandes investidores por estar localizado a cerca de 900 quilômetros de grandes centros, como São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), e a 2 mil quilômetros de Belém (PA), uma das principais cidades para qual escoa a produção destinada ao Norte do Brasil.

Rodrigo destaca que a Prefeitura de Aparecida, buscando suprir as demandas do empresariado por mão de obra qualificada, está firmando parcerias com universidades, centros de formação e instituições do Sistema S, reconhecido por capacitar profissionais para a indústria e o comércio. O secretário conclui afirmando que a intenção é também garantir que os postos de trabalho sejam ocupados por moradores de Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)