Industrialização em Aparecida é “modelo também para o Brasil”, dizem empresários

Por Allan David

28 de setembro de 2021

Por Allan David

28 de setembro de 2021

Foto: Caudivino Antunes

Vocação da cidade para a indústria foi lembrada em evento em alusão aos 70 anos da Fieg

Com sete pólos industriais e empresariais que, juntos, geram mais de 120 mil empregos, Aparecida é tida na iniciativa privada como cidade modelo em industrialização. Foi o que confirmaram nesta segunda-feira (27) o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, e o empresário e senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD).

Sandro e Vanderlan disseram que Aparecida de Goiânia se destaca em Goiás por sua vocação para industrialização e consequente capacidade de gerar emprego e renda.

As lideranças mencionaram Aparecida ontem em Goiânia, em evento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para celebrar os 70 anos de fundação da Fieg. A programação contou com participação do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

O presidente da Fieg, que construiu sua carreira profissional em Aparecida, relacionou as transformações na indústria aparecidense nas últimas décadas.

“Nós, em 1985, fizemos o primeiro distrito industrial. Fundamos a Associação Comercial e, depois, em 1987, o primeiro distrito industrial do Cepaigo [em referência à região no entorno do complexo prisional]. Foi um trabalho importante, que deu início a uma industrialização mais efetiva em Aparecida”, lembrou Sandro Mabel.

O líder classista disse que a atual administração de Aparecida facilita a vinda de novos empresários para a cidade. “Nós acreditamos que, com prefeitos e governadores que pensam na industrialização como o [prefeito] Gustavo pensa, Goiás vai crescer muito.”

Senador Vanderlan concordou com a visão de Mabel sobre Aparecida. Ele acrescentou que a cidade é modelo também para o Brasil. “E isso acontece devido à administração séria que vem sendo feita em Aparecida, principalmente na área do emprego, renda, industrialização. Então, a população de Aparecida tem ganho muito com isso”, destacou o parlamentar.

O prefeito Gustavo Mendanha ponderou que, com apoio de entidades classistas como a Fieg, alguns municípios se industrializaram nos últimos anos em ritmo mais forte. “Aparecida de Goiânia é prova. Uma cidade industrial, altamente competitiva”, concluiu ele sobre a evolução da cidade.

Reconhecimento

A CNI e a Fieg homenagearam ontem o empresário fundador do grupo CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido no mês passado, e o senador Vanderlan, enquanto empreendedor, por suas contribuições para o desenvolvimento da indústria. A família de Carlos Alberto e Vanderlan receberam a medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI.