Iniciadas as matrículas para o Ensino Fundamental de Aparecida

Por Klau Bueno

7 de janeiro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Matrículas deste ano foi dividida em dois momentos, sendo que o período para matricular alunos na Educação Infantil começa em 14 de Janeiro. Pais devem confirmar matrícula levando documentação na escola até 18 de Janeiro

O Ano Novo já começou com tudo na Educação de Aparecida de Goiânia. Foi aberto nesta segunda-feira, 07, o período de matrículas para os alunos da rede municipal de ensino, que em 2019 foi dividido em dois momentos para que os pais ou responsáveis tenham mais tranquilidade na hora de garantir a educação de seus filhos. De hoje, 07, até o dia a 11 de Janeiro é a hora de matricular os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e entre os dias 14 a 18 de Janeiro os pequenos da Educação Infantil – Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) deverão ser matriculados.

Para que as matrículas sejam efetuadas a Prefeitura está disponibilizando três plataformas: site http://www.aparecida.go.gov.br/ clicando no banner que aparecerá na abertura, o Telematrícula por meio do telefone 0800 607 0040 para informações e matrículas e uma novidade que é o aplicativo Matrícula Aparecida, disponível para download nos dois sistemas operacionais mais populares em Smartphones, Android e iOS. No total estão sendo disponibilizadas 14 mil novas vagas.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação na unidade escolar selecionada, que pode ser efetuada logo em seguida à matrícula online levando os documentos necessários. Os alunos dos Cmeis e Escolas Municipais de Tempo Integral (Emei) precisam efetivar a matrícula na Secretaria de Educação, situada na Rua 04, Setor Araguaia, região Central. O prazo é até o dia 18 de Janeiro para as duas modalidades de ensino.

Secretária de Educação, Valéria Pettersen, informou as possibilidades que os pais têm para matricularem seus filhos

Na manhã desta segunda-feira a secretária de Educação Valéria Pettersen recebeu a imprensa para uma coletiva. “Este ano criamos o maior número de facilidades para os pais acessarem nosso sistema, além de dividirmos as matrículas em dois momentos e montamos um laboratório aqui na Secretaria com 15 máquinas e profissionais preparados para atender as pessoas que têm dificuldade de acesso à internet”, explicou.

A telefonista Idelma Euzébia Alves Vieira tinha essa dificuldade e por isso foi cedo à Secretaria de Educação nesta manhã. Ela foi atendida e conseguiu matricular o neto de 10 anos que tem necessidades especiais. “Eu fui muito bem atendida, por pessoas muito educadas e estou muito satisfeita com o que está sendo oferecido. Foi rápido e bem tranquilo”, afirmou.

Atualmente Aparecida possui mais de 41 mil alunos em 31 Cmeis, quatro Emeis e 55 Escolas de ensino fundamental. “Tivemos um acréscimo de mais de seis mil vagas na rede nesses dois anos da gestão e estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse número”, garante a secretária de Educação, Valéria Pettersen.

Investimentos – Consciente de que a educação é o melhor caminho para a construção de um mundo mais igual para todos, a administração municipal de Aparecida tem priorizado esta área. Somente no ano de 2018, mais de quatro mil vagas para o Ensino Fundamental e três mil para o Ensino Infantil foram disponibilizadas para que os aparecidenses estejam preparados para o futuro. “Conseguimos a autorização do prefeito para abrir mais 125 turmas dos agrupamentos 4 e 5 nas salas de aula das unidades escolares e isso praticamente zerou o déficit para os quatro e cinco anos”, comentou a secretária.

Além disso, em parceria com o Sesi e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Educação está implantando a Robótica nas escolas. O projeto piloto já está funcionando na Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, em Aparecida, e em breve será expandido para outras unidades.

A robótica é uma atividade que consiste no estudo científico, planejamento e elaboração de projetos relacionados a criação e funcionamento de equipamentos e robôs e já encanta os alunos, além contribuir para o desenvolvimento educacional, despertando a criatividade, incentivando o trabalho em equipe e facilitando o aprendizado de disciplinas com matemática, física, química e inglês.

A implantação da Robótica nas escolas faz parte do projeto Aparecida Cidade Inteligente, que tem como objetivo adotar ações que tornem o município conectado integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico garantindo melhorias na qualidade de vida da população.