Inscrições para a corrida contra as drogas encerram no dia 30 de setembro

Por Daniela Ribeiro

25 de setembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Competidores profissionais e amadores podem se inscrever diretamente no site correndopelavida.net ou no estande do evento no Aparecida Shopping.

O prazo de inscrições para a tradicional corrida de rua Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas chegou a reta final. Os atletas profissionais e amadores que desejam percorrer os cinco e dez quilômetros do percurso da corrida podem se inscrever no site correndopelavida.net e também no estande do evento no Aparecida Shopping.

O clima de expectativa para a ação, que não é apenas voltada para o esporte, mas principalmente para a conscientização da população sobre os riscos do uso indiscriminado das drogas, é grande. Júlio Lemos, que coordena o projeto Aparecida Correndo Pela Vida, lembra que a corrida de rua, em si, é a conclusão de uma série de eventos ligados ao projeto.

“O projeto Correndo Pela Vida inclui concurso de redação, blitz educativas e um seminário temático da luta contra o consumo de drogas. A corrida é o ponto final de todas essas ações, pois o esporte é uma peça importante na luta e combate ao uso de entorpecentes”, comentou Júlio Lemos ao lembrar que o seminário será nesta quinta-feira, 26, a partir das 8h, no auditório da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan).

Seminário

O Seminário será realizado pelo Núcleo de Saúde Mental de Aparecida e terá como tema a “Prevenção ao suicídio, drogas e violências nos diferentes contextos de saúde” no dia 25 de setembro, também em alusão ao Setembro Amarelo. A enfermeira Eurides Santos, afirma que a discussão do assunto é importante para a prevenção e enfrentamento ao problema de ordem social e política.

“O objetivo desse seminário é sensibilizar a sociedade, profissionais da saúde, forças de segurança pública, entidades de Direitos Humanos e público em geral, para que todos possam apresentar suas dificuldades, angústias e dificuldades, além de estratégias para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontuou a responsável pela realização do seminário.

Corrida

A ação será realizada no dia 06 de outubro. A concentração terá início às 7h, em frente ao novo Paço Municipal, na Avenida Gervásio Pinheiro, Setor Solar Central Park. Os percursos são de cinco e 10 quilômetros, onde os atletas passarão por pontos turísticos e históricos da região central de Aparecida. Os valores para as inscrições variam conforme a idade e percurso, que serão de cinco e 10 quilômetros.

Os valores das inscrições variam de acordo com cada categoria sendo R$ 40 + 2 quilos de alimentos não perecíveis (obrigatório) para os adultos; R$ 20 + 2 quilos de alimentos não perecíveis (obrigatório) para pessoas acima de 60 anos; 2 quilos de alimentos para as categorias infanto juvenil e maratoninha e 2 quilos de alimentos não perecíveis, para portadores de alguma deficiência física.

Percurso de 5 km

A largada será da porta da nova sede do Paço Municipal, seguindo até a Avenida Independência, passando pelo Aparecida Shopping e Parque da Família. Os atletas seguem então pela avenida em sentido à Igreja da Praça Matriz, contornam, passando pelas Avenidas Batista de Toledo e Furnas, fazendo o retorno na entrada da OAB de Aparecida, passando pelo Fórum Central, Regional da Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Sesi. Neste ponto os competidores entram a direita e passam em frente ao Parque Municipal Lafaiete Campos Filho na Avenida Padre Marcelino Champagnat, entra novamente à direita na Avenida Gervásio Pinheiro, contornando a rotatória da Aciag, seguindo a Avenida da Paz. A partir daí os atletas passam em frente ao condomínio Parqville Jacarandá, retornam na Avenida da Paz, até a chegada novamente em frente ao novo Paço.

Concurso de Redação

O Concurso de Redação tem como tema Correndo Pela Vida: Ações de Prevenção às Drogas. A competição visa avaliar textos, como conto e artigo de opinião, das 210 turmas de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental. A primeira etapa do concurso foi realizada na própria escola, até o dia 20 de setembro, onde uma produção por turma (do 5° e do 9° ano) está sendo selecionada pelo professor regente para inscrição.

A segunda etapa consiste na avaliação de uma banca coordenada pelo Departamento de Ensino e Aprendizagem da Educação Municipal, que acontece entre os dias 30 e 04 de outubro, data onde os melhores trabalhos serão divulgados. E no dia 06 de outubro, no final da corrida, os três melhores textos sobre o assunto receberão o prêmio. A premiação do 1º lugar será uma bicicleta, 2° lugar um tablet e 3° lugar um par patins.