Instalação de 600 câmeras de videomonitoramento terá início em novembro

Por Maria Jessyca Queiroz

17 de outubro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Apesar de a Segurança Pública ser de responsabilidade do Estado e uma obrigação de todos, a Prefeitura de Aparecida está investindo para melhorar esta área no município. E focado neste processo, consta no projeto Cidade Inteligente a instalação de 600 câmeras de videomonitoramento com inteligência artificial. Em reunião na manhã desta quinta-feira, 17, na sala de reuniões da Cidade Administrativa, o prefeito Gustavo Mendanha anunciou que as instalações das câmeras terão início no próximo mês.

“Estamos pensando na melhoria da sensação de segurança da população de Aparecida e de quem passa pela cidade diariamente. Por isso, mesmo não sendo uma obrigação do município, trabalhamos com essa contrapartida que irá auxiliar o trabalho das forças de segurança municipais e estaduais. Pois os equipamentos de videomonitoramento que serão instalados na cidade, possuem um sistema inteligente de reconhecimento facial e de placas, com isso vamos mudar o quadro da segurança pública em Aparecida”, destacou o prefeito Gustavo que viu as câmeras de perto em sua última viagem à China.

As 600 câmeras contam com um moderno sistema “Olhos de Águia” que contam com um software que faz a identificação de rostos e placas de veículos e serão instaladas em pontos estratégicos da cidade como avenidas de grande fluxo e manchas criminais. Esses equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade, fazendo a vigilância, tanto do patrimônio público quanto da população. O objetivo da administração é de, além de reduzir crimes, ajudar na identificação de suspeitos e ainda potencializar o trabalho da Guarda Civil e demais forças de segurança pública, proporcionando eficiência no atendimento ao cidadão e maior segurança para a população de Aparecida.

De acordo com o Secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, toda a estrutura já está sendo preparada para a instalação das câmeras. “Fizemos um levantamento, juntamente com membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Aparecida e juntos decidimos em quais pontos da cidade as câmeras serão instaladas. Queremos com este processo reduzir o índice de criminalidade na cidade e garantir mais segurança para todos, pois o monitoramento poderá inibir a ação dos criminosos”, disse.

Para iniciar a instalação das Câmeras está sendo finalizada a implantação dos 540 quilômetros de fibra ótica na cidade, que levará a rede de internet para todos os cantos, auxiliando principalmente na captura e divulgação das imagens. “Trabalhamos para concluir o processo de fiação. Até o momento temos cerca de 220 km de fibra ótica implantada na cidade, 80 postes já foram instalados e a parte de Data Center está sendo concluída. Seguimos um cronograma desde o primeiro semestre deste ano”, explicou o diretor de Inovação, Ernesto Veiga, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida (SCTI).

Cidade Inteligente – A fase inicial do Projeto Cidade Inteligente em Aparecida abrange quatro ações principais: a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O projeto busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço ao cidadão.