Integração Nacional reconhece situação de emergência no Parque Tamanduá

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 02 de Abril de 2013 – O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta segunda-feira, 15, a situação de emergência no Parque Tamanduá, no setor Garavelo em Aparecida, decretada no início do mês pelo prefeito Maguito Vilela. A emergência se dá em decorrência do risco de desmoronamento de ruas e casas provocado pela boçoroca existente no Parque Tamanduá e suas intermediações.

Após o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal, a prefeitura tem 90 dias para entregar os projetos de infraestrutura, engenharia, ambiental, o cronograma de trabalho e a aplicação financeira para o ministério, para que os recursos sejam liberados. Com o decreto de emergência não há necessidade de licitação para execução da obra de contenção da erosão no Parque Tamanduá.

O superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso, explicou no início das medidas de proteção que estão sendo tomadas, bem como sobre os projetos que trarão a solução definitiva do histórico problema de macrodrenagem que tem provocado erosões em seis pontos diferentes ao longo da Bacia do Rio Tamanduá.

“Este é um problema de macrodrenagem oriundo de danificações em pontos de galerias pluviais muito antigas que já não atendem mais ao volume de água, principalmente nos períodos chuvosos” – explica Juliano Cardoso.

O superintendente explica ainda que houve um aumento da vazão nos bueiros celulares e que a falta de escadarias de dissipação da energia cinética das águas nos antigos projetos acabam acarretando em problemas tanto como erosões e deslizamentos de terra quanto das chamadas voçorocas. “Os recursos para as obras de engenharia e de revitalização do Parque Tamanduá serão de cerca de R$ 20 milhões” – conta Cardoso.

Um amplo estudo foi realizado resultando no Plano Diretor de Drenagem Pluvial de Aparecida de Goiânia, onde estão mapeadas todas as áreas de risco do município. O fundo de vale contido no Parque Tamanduá – onde ocorreram os deslizamentos de terra – recebe toda a vazão de água que escorre do Anel Viário, da GO-040, da Avenida Liberdade e de todo o Bairro Cardoso.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)