Janeiro Branco conscientiza para cuidados com a saúde mental

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: janeirobranco.org

Aparecida de Goiânia, 09 de janeiro de 2017 – Promover e discutir reflexões sobre a saúde mental é o objetivo do Janeiro Branco. A campanha nacional foi criada em 2014, por iniciativa da cidade mineira Uberlândia, e já se estendeu para mais de 30 municípios brasileiros. Em Aparecida, o Janeiro Branco será colocado em pauta nas unidades da rede de saúde mental. “Vamos reforçar nosso trabalho social e de conscientização junto aos pacientes, às famílias e todas as pessoas que buscam nossa rede”, destaca a coordenadora de Saúde Mental, Carolina Sartori.

O slogan da iniciativa é “Quem cuida da mente, cuida da vida”. A campanha permite ainda dar visibilidade às questões da saúde emocional, principalmente atuando na perspectiva de ações preventivas relacionadas à vida moderna. O Janeiro Branco foi inspirado no Outubro Rosa. “O mês foi escolhido para ser símbolo da campanha porque existe culturalmente um clima de novos planos e projetos de vida no início do ano”, explicou Carolina Sartori. O branco foi escolhido por simbolizar paz, além de ser a somatória de todas as cores e o ponto de partida de qualquer projeto. 

Ainda de acordo com a coordenadora de Saúde Mental, vários fatores contribuem para a saúde da mente. “Uma boa convivência com a família, no ambiente de trabalho e na comunidade que o sujeito está inserido é muito importante. É fundamental também que as pessoas falem sobre suas emoções e sentimentos, pratiquem atividade física, tenha momentos de lazer e uma alimentação saudável”, salientou Carolina.

Na opinião dela, há ainda um fator principal que interfere na saúde mental das pessoas. “Acredito que o mais importante é que esse sujeito seja ouvido. Ouvido pelo cônjuge, pelo filho, pelo colega de trabalho. Muitas pessoas adoecem porque não tem a oportunidade de expor seus sentimentos e tudo que não é colocado para fora se expressa posteriormente de alguma forma”, pontuou a coordenadora.

Outro objetivo da campanha também é tirar o estigma que só procuram profissionais de saúde mental, aqueles que já sofrem com problemas psicológicos. “Não é bem assim, todos nós estamos sujeitos a passar por um desequilíbrio emocional. Ter inquietações durante a vida no nosso cotidiano faz parte, principalmente com o estilo de vida que as pessoas levam hoje. E é nisso que também precisamos trabalhar e esclarecer a população”, acrescentou Carolina Sartori. 

Aparecida possui rede de saúde mental completa

Aparecida conta hoje com uma rede completa de atenção à saúde mental, com equipe multidisciplinar, ou seja, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas entre outros. O CAPS Bem Me Quer, no Jardim Iracema, atende 920 pessoas maiores de idade por mês, com transtornos mentais. O CAPS Álcool e Droga Criarte Vida, no Nova Era, atende 2.400 usuários por mês, também maiores de 18 anos.

Para crianças e adolescentes, a rede oferece atendimento no CAPS AD III Infanto-juvenil, no setor Agroindustrial, que funciona junto com a Unidade de Acolhimento infantil. Os dois atendem 434 crianças e adolescentes por mês, oferecendo serviços de saúde, assistência social e atividades de recuperação e reinserção social. O município conta ainda com o CAPS Infantil que atende 520 crianças e adolescentes com transtornos mentais por mês.

Além das unidades fixas, a rede possui o Consultório na Rua, que atende 400 pessoas, por mês, em situação de rua e vulnerabilidade social. Na Unidade de Pronto Atendimento do setor Brasicon funciona ainda um pronto socorro psiquiátrico. Além do atendimento com clínicos e pediatras, a UPA oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas com médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No pronto socorro psiquiátrico são 280 atendimentos/mês.

Para ampliar mais ainda o acesso da população aos serviços de saúde pública, a meta agora da equipe é implantar uma unidade de acolhimento para adultos e colocar o Consultório na Rua para funcionar 24 horas. Confira abaixo lista de endereços das unidades de saúde mental de Aparecida.

Lista de unidades de saúde mental

Coordenação de Saúde Mental:

Endereço: Av. Brasil Qd. 13, Lt. 4 e 5 setor Vera Cruz

Tel. 3283-3451

CAPS AD 24h

Endereço: Av. Nova Era, Qd.13, Lt. 11, Setor Nova Era

Telefone: (62) 3545-5847

CAPS III BEM ME QUER 24h

Endereço: Rua Caeté, Qd.05, Lt.16 a 19, Jardim Iracema (próximo a Rodoviária)

Telefone: (62) 3545-5969

CAPS INFANTIL

Funcionamento: 08h às 18h de segunda à Sexta

Endereço: Rua Jussara Qd. 33-A Lt. 21 Vila Brasília

Telefone: 3545-9970 ou 9971

CAPS ADI 24h

Rua Angélica Qd.30, Lt.13 Jardim Rosa do Sul

Telefone: 3545-6526

U.A.I – Unidade De Acolhimento Infantil – 24 horas

Endereço:Br 153, K 111/512 SETOR Agro Industrial

Telefone: (62) 3255-9690

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)