Jardim Olímpico recebe ações de combate à dengue

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 29 de janeiro de 2013 – Dando continuidade às ações de combate à dengue em Aparecida de Goiânia, iniciadas na semana passada no setor Expansul, a Diretoria de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam nesta terça-feira, 29, no Jardim Olímpico I e II, mais uma ação de limpeza e conscientização dos moradores. A atividade se estenderá até quarta-feira, dia 30.

Estão sendo realizadas coleta de pneus e lixo que possa acumular água parada. “Também faremos visitas domiciliares, manejo ambiental, fumacê portátil e motorizado, inspeção em caixas d’água, cisternas e fossas abertas ou mal tampadas no Jd. Olímpico e região”, pontuou a diretora do Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, Vânia Cristina.

A ação da SMS conta com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, demonstrando a preocupação da administração em reduzir os índices no município. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano disponibilizou 180 funcionários, que ficam por conta da roçagem e limpeza de terrenos baldios. A Infraestrutura colabora com oito funcionários responsáveis pela remoção de lixo e entulho com ajuda de caminhões caçamba e retroescavadeiras. A SMS mobiliza 80 servidores no controle de vetores.

Além das ações práticas, os alunos da Escola Municipal Jardim Olímpico participaram de uma caminhada, organizada pela equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da SMS, em parceria com as associações de bairro dos setores, comerciantes e lideranças políticas e religiosas. “As crianças receberam a cartilha educativa ‘Aparecida de Goiânia Contra a Dengue’, explicando a doença e os métodos de prevenção. O objetivo é mobilizar também toda a população na luta contra a dengue”, contou Vânia Cristina.

CASOS – Ainda segundo Vânia Cristina, só neste ano já foram registrados 1.028 casos da doença no município. “Houve um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, a necessidade de organizar essas ações integradas em todo o município”, destacou. Além do Jardim Olímpico, a ação acontece simultaneamente nesta semana nos setores Buriti Sereno, Jd. Tropical e Independência Mansões. De acordo com a SMS, 39% dos focos de dengue são oriundos do lixo, 20% de calhas, tonéis, tambores, barris, tinas, fossas, cisternas e caixas d’água sem tampa e 11% de pneus.

SINTOMAS – A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia orienta que quem apresentar sintomas como febre, fraqueza, dores e manchas no corpo deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar a automedicação. “A dengue é um dos principais problemas da Saúde Pública atualmente e, em Aparecida não é diferente, mas nossas unidades de saúde estão preparadas para identificar a doença e atender os pacientes”, intimou a diretora.