Jovens aparecidenses mostram talentos musicais na 3ª edição do Festival da Juventude

Por Rackel Vieira

26 de outubro de 2018

Por Rackel Vieira

26 de outubro de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Descobrir novos talentos na cidade, abrir espaço para os valores musicais regionais e levar música, entretenimento e cultura à população mais carente do município é o objetivo do Festival da Juventude. O projeto, que está em sua 3ª edição, é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, e foi realizado na manhã desta sexta-feira, 26, na Escola Municipal de Educação Integral Wilsonina de Fátima, no bairro Independência Mansões. Centenas de moradores prestigiaram os jovens talentos da sua região.

O prefeito Gustavo Mendanha acompanhou as apresentações. “Os jovens de Aparecida possuem muitos dons artísticos e eles se apresentam na maioria das vezes em grupos limitados. Então, o Festival surgiu como forma de aumentar as oportunidades para que esses talentos sejam conhecidos, estimulando os jovens valorizando seu dom e quem sabe um dia possam seguir na carreira musical”, destacou o prefeito.

Gustavo ressaltou ainda a importância de promover políticas públicas de incentivo a cultura da juventude. “É função do poder público incentivar e dar espaço para todas as manifestações artísticas e culturais da comunidade. Aparecida oferece hoje dois espaços equipados e gratuitos, como os Centros de Artes e Esportes Unificados no Cidade Vera Cruz e no Parque Flamboyant, destinados para a população. Além disso, em breve vamos inaugurar o Anfiteatro, lá todos terão a oportunidade de ter um local para ensaiar, aprimorar ainda mais seus talentos musicais, além movimentar ainda mais o concurso”.

Os selecionados se apresentaram para uma comissão julgadora composta por pessoas de referência no meio musical, cultural, artístico, literário, político e religioso. Na primeira fase, a Comissão Julgadora adotou os seguintes critérios de avaliação das apresentações: melodia, letra, interpretação, afinação, sincronismo. Após as apresentações da segunda fase, foram escolhidos os vencedores. “Acho que é muito importante esse tipo de evento para valorizar e reconhecer os jovens. Além disso, é uma ótima oportunidade de revelar talentos”, comentou a jurada e secretária de Comunicação, Ana Clara Dias.

As apresentações do Festival da Juventude fizeram parte da programação da 11ª edição do Prefeitura em Ação que beneficiou, nessas duas últimas semanas, os bairros Independência Mansões e Nova Cidade. “Os três melhores do dia levaram para casa troféus representativos, instrumentos musicais e o campeão, terá a oportunidade de cantar no palco do Aparecida é Show de 2019”, explicou o organizador do evento, secretário Executivo da Juventude de Aparecida Hanléryo Arantes. “Para a próxima edição tentaremos trazer o cantor Israel Novaes”, informou o prefeito Gustavo Mendanha.