Jovens de Aparecida lotam filas de vacinação contra covid-19

Por Daniela Ribeiro

17 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

Vacinação para a população acima dos 18 anos começou nesta terça-feira, 17 de agosto. Dados da SMS mostram que 67,7% dos moradores de Aparecida já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina

Não é balada, mas a fila de vacinação nos drive-thrus e nas unidades de saúde em Aparecida de Goiânia na manhã desta terça-feira, 17, tinha muita música, buzinaço e agitação. Jovens acima de 18 anos, que começaram a ser vacinados na cidade eram só alegria e agitação ao esperar e ao receber a dose do imunizante contra a covid-19. A prefeitura de Aparecida liberou a vacinação para a faixa etária e a estimativa é vacinar somente nesta terça, cerca de 5 mil pessoas acima dos 18 anos. O público-alvo pode procurar um dos oito postos de vacinação da cidade para receber a primeira dose do imunizante portando documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão SUS de Aparecida.

Entre os postos estão os dois drives, Cidade Administrativa e Centro de Especialidades; cinco Unidades Básicas de Saúde e a Central de Imunização. A jovem Paula Rodrigues de 22 anos passou a madrugada na fila do Drive da Cidade Administrativa e contou que estava muito feliz ao receber a vacina. “Nem pensei que conseguiria vacinar esse ano, só ano que vem e vacinar agora, antes do fim do ano é muito bom. Meu coração está disparado”, contou ela com o cobertor ainda no colo. “Estou ansioso demais, mas vai dar tudo certo. Põe marcha!”, disse feliz o companheiro de carro de Paula, Antônio Augusto, de 18 anos.

Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 18 horas e não exigem agendamento prévio. Já aqueles que preferirem receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As UBS´s funcionam das 8h às 16h e a Central de Imunização das 8h às 18h.

“Ampliamos a vacinação para moradores acima de 18 anos com o objetivo de democratizar o acesso da população aparecidense à vacina. Em contrapartida o Comitê de Enfrentamento está buscando estratégias para que as pessoas das outras idades também venham se vacinar contra a covid-19. Queremos incentivar a vacinação com o pensamento no coletivo e assim reduzir a transmissão do vírus na nossa cidade”, comentou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro. “E nossa expectativa é vacinar cerca de 5 mil pessoas somente hoje, neste primeiro dia de 18+”, salientou ainda a coordenadora.

Quem também estava feliz com a vacina no braço era a jovem Beatriz da Silva Borges Leal de 19 anos. “Meu sentimento hoje é de gratidão. Feliz em saber que agora podemos andar na rua com mais tranquilidade e que minha família, minha mãe e minha avó não vai pegar o vírus”, disse ela sorrindo com olhos ao lado da mãe, Euceni da Silva Oliveira, que era só animação após passar a noite na fila da Cidade Administrativa para vacinar a filha e as amigas dela. “Estou feliz demais com elas vacinadas”. Felipe Bahia de Carvalho de 21 anos também se vacinou e aprovou a ampliação da faixa etária. “A ideia de baixar a faixa etária foi muito boa. A gente esperava vacinar mais pro fim do ano, mas estou muito contente de já ter chegado a minha vez”.

Segunda dose

A Prefeitura recebeu também nova remessa destinada a aplicação da segunda dose. Desta forma, a cidade segue a vacinação sem interrupção, aplicando a vacina conforme data aprazada no cartão de vacinação. Quem já está com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 18 horas, ou as UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Aparecida já vacinou 67,7% da população adulta com a 1ª dose

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até esta segunda-feira, 16 de agosto, foram aplicadas 398.679 doses da vacina de 1ª e 2ª dose. Deste total, 286.435 foram de 1ª dose e 112.144 moradores já haviam sido totalmente imunizados contra a covid-19 . Até o momento Aparecida recebeu 305.167 doses para primeira aplicação, 131.420 para segunda e 16.870 de dose única, totalizando 453.457. Atualmente o estoque de vacinas para a 1ª aplicação é de 10.232 e 28.366 para a segunda dose e 195 doses de aplicação única.

Com estes números, Aparecida atingiu 67,7% da população adulta imunizada com pelo menos uma dose e 26,5% com duas doses ou dose única, estando completamente imunizados. A população adulta da cidade é estimada em 422.666 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).