l Seminário Cultural Serra das Areias será realizado neste domingo, 26

24 de maio de 2019

Com o objetivo de promover o conhecimento relacionado a história da cultura afrodescendente e à política de atenção a comunidade, será realizado neste domingo, 26, o “l Seminário Cultural Serra das Areias”. Os interessados em participar precisam se inscrever pelo site http://afroquilombola-go.com.br/evento/. O evento acontece das 8 às 18 horas, no Quilombo Urbano, localizado na Rua Péricles, Quadra. 54B, na Vila Delfiori em Aparecida de Goiânia.

O seminário realização conjunta da Prefeitura de Aparecida, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial afim de gerar a conscientização da população sobre a cultura afrodescendente. “Esse evento é importante para a sociedade perceber o quão essa gestão tem realizado ações afirmativas para fortalecer os mecanismos de cultura, da cultura afro-brasileira e a valorização da cultura africana. Quando o evento acontece no quilombo fortalece ainda mais a responsabilidade que o município tem com as comunidades tradicionais mostrando que a cidade é inclusiva”, disse o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial João Batista.

A programação do evento é extensa e vai desde palestras envolvendo o tema a feira de artesanatos e apresentações teatrais, tudo com intuito de promover a cultura afrodescendente. “Através de ciclos de palestras, discussões melhorar o entendimento sobre as diversidades culturais e a relação étnico-racial para o ensino da história da cultura afro brasileira, Quilombolas no Estado de Goiás”, explicou o ativista social da igualdade racial e coordenador da ação Sinval Costa.

Além das palestras, a população terá acesso a atendimentos e serviços públicos como clínico geral, psicólogo, cardiologista, ligas médicas, advogados, cabeleireiros, recreação infantil, inscrições no CAD Único, passaporte do idoso, e cadastro no projeto menor aprendiz, aferição de pressão e diabete, assistência social.

Assunto: l Seminário Cultural Serra das Areias será realizado neste domingo, 26

Data: 26 de maio (domingo)

Local: Quilombo Urbano – Rua Péricles, Qd. 54B, Vila Delfiori.

Programação:

8 horas

Abertura Apresentações Artísticas e Ação Social

Banda Colégio da Região.

Terno de Congo

Abertura Feira Cultural das Araras – Artesanatos, Exposições, Artes Plásticas , Livros, Cerâmicas, Objetos da Cultura Afro-Brasileira e Goiana.

Pronunciamento de Abertura

Convidados:

Recreação Infantil (Abertura).

Capoeira Infantil/ Apresentações.

Brincadeiras. – Pula-Pula, Pipoca e Algodão doce. – Pinturas Corporais. – Palhaços. – Quadra de futebol Água e Sabão.

10 horas

Papel da escola na desconstrução do racismo

Apresentação do Folclore Regional

11 horas

Diálogo Plurireligioso e combate a intolerância entre religiões de vertentes cristas e de matriz africana

Homenagens e Diplomação

12 horas

Feijoada Samba e Pagode e Almoço (Samba Regional de Xula, Apresentações musicais e danças típicas do folclore goiano)

14 horas

Quilombo é Cultura

Dança das Peneiras

Ciranda de roda

Maculelé

15 horas

Como os Pais devem agir em caso de racismo e injúria racial (OAB) – GO, Drº Francisco Sena, Presidente da Subseção da OAB de Aparecida de Goiânia

Desfile Infantil-Moda Afro

Apresentações Artísticas da Cultura Popular, Rappers, Batalha Musical: Hip-Hop District.

Palco Aberto: Teatro Popular e Artistas da Terra

18 horas

Encerramento Agradecimento a comunidade e Homenagens e Diplomação.