Líderes comunitários de Aparecida recebem orientações sobre a transição para a TV Digital

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 16 de março de 2017 – Com objetivo de orientar os moradores da cidade sobre o processo de transição do sinal analógico para o digital, a  Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação realizou na tarde desta quinta-feira,16, no Centro  de Cultura e Lazer José Barroso um encontro para capacitar líderes comunitários. Os orientações foram apresentadas pelos agentes de mobilização social, Dyuliano Magalhães e Marcus Soares da Seja Digital, empresa responsável para operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil.

De acordo com o secretário da pasta, Prof. Cleomar Rocha, o trabalho dessas lideranças vai além das orientações sobre as mudanças aos moradores locais. “Através deste pessoal vamos realizar a atualização do cadastro das famílias que serão beneficiadas, uma vez que a condição de vida, o status e a aquisição de televisões que já possui o conversor digital acontecem com frequência”, pontuou o secretário.

Além da capacitação, uma caravana da Seja Digital estará neste final de semana em Aparecida. O objetivo é dar orientações à população sobre o processo de desligamento do sinal analógico e atender aos moradores que desejam verificar se possuem o perfil dos beneficíarios para receber o kit da tv digital. Os atendimentos serão realizados neste sábado (18) no Céu das Artes da Cidade Vera Cruz II e domingo (19) no Céu das Artes do Parque Flamboyant, das 8h ao 12h.

Segundo o agente de mobilização social Marcus Soares, a Seja Digital também oferece orientações por outros canais de atendimento. “Os aparecidenses que quiserem verificar se têm o direito ou não de ganhar os kits de TV Digital podem ligar para o número 147, e informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o número de Identificação Social (NIS) receberá a informação”, esclareceu o agente. A ligação é gratuita para todo o Brasil.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Cleomar Rocha, destacou que é importante ressaltar que a proposta da prefeitura não é apenas oferecer o benefício, mas disseminar a ideia que o sinal digital é uma grande inovação tecnológica para o país. O secretário informa ainda que moradores de Aparecida já estão realizando o agendamento e a retirada dos kits nas agências dos Correios. “As famílias são notificadas a comparecerem a uma agência para marcar a data e horário para retirada do conversor e antena”, explica o secretário.

O sinal da TV analógica será desligado em Aparecida e em outras 28 cidades goianas no 31 de maio de 2017. A partir desta data, apenas aparelhos com conversores receberão os sinais das emissoras de televisão, dessa vez de forma digital.

Experiência e liderança

A lembrança do líder comunitário Elizon Tiago da Silva que exerce a função há 25 anos na região do Garavelo é de uma realidade não muito distante. “Me lembro da época que nas cidades do interior existiam apenas uma ou duas televisões preto e branco. Agora a TV está na internet, no celular e em lugares que não imaginávamos, mas ainda temos muitas famílias nos bairros mais pobres que não tem condição de ter um aparelho novo, tv paga e ou adquirir a antena e conversor digital. São famílias que sustentam a casa com renda menor que o salário mínino e ainda temos os casos das pessoas que não têm acesso à informação e não conhecem os programas das secretarias municipais”, sublinhou Elizon Tiago.

Segundo ele, o papel dos líderes de bairros é buscar informações sobre os projetos que envolvem a comunidade e disseminar as orientações corretas a todos. “Vamos ajudar a prefeitura na divulgação e mapear todas as famílias que ainda não foram cadastradas nos programas sociais do governo e do município”, informou o líder comunitário.