Maguito apresenta Hospital Municipal aos membros do Ministério Público de Goiás

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 20 de dezembro de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e a secretária de Saúde de Aparecida de Goiânia, Vânia Cristina Rodrigues, apresentaram o Hospital Municipal (HMAP) aos membros do Ministério Público de Goiás (MP/GO). A visita foi realizada na tarde da última segunda-feira (19). A obra deve ser um dos maiores legados da administração de Maguito Vilela.

Participaram da vistoria às obras – quase concluídas – o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde, promotor Érico de Pina Cabral; e a promotora de Justiça Lílian Conceição de Araújo, de Aparecida de Goiânia. Todos foram recebidos por Maguito, pelo prefeito eleito, Gustavo Mendanha, pela secretária de Saúde e pelos procuradores do município Tarcísio Francisco dos Santos (Geral) e Flávio Machado Nogueira.

Segundo Vânia Cristina, o Hospital Municipal entrará em atividade plena em três etapas: “Na primeira, serão colocados em funcionamento 60 leitos clínicos, ala de diagnóstico, dois leitos do centro cirúrgico, 20 UTIs para pacientes adultos, área administrativa, lavanderia, central de material esterilizado, cozinha e pronto socorro, que tem 10 leitos”.

O HMAP também terá área de pronto-atendimento, atendimento de urgência, área de apoio terapêutico, ambulatório, setores para raio-X, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica) e centro cirúrgico com 10 salas.

Marco histórico

O prefeito Maguito Vilela disse, durante a visita, que Aparecida terá, após a inauguração do hospital, uma rede praticamente autossuficiente para atender não só os aparecidenses, mas também pacientes de outros municípios. “Essa obra representa um marco histórico para o avanço da Saúde de Aparecida, que depende ainda exclusivamente da rede de atenção hospitalar do Estado e de redes pactuadas. São 220 leitos para atender a população com qualidade e humanização”, comemorou o prefeito, ressaltando a importância da parceria entre União, Estado e município.

O Hospital Municipal está sendo construído na Avenida V-5, setor Cidade Vera Cruz 1. A obra foi orçada em aproximadamente R$ 64 milhões: deste montante, cerca de R$ 60 milhões são oriundos do Ministério da Saúde; o restante, contrapartida da prefeitura. São pouco mais de 17 mil metros quadrados de área construída.

Após um ano e oito meses de construção, a obra está com 95% das obras concluídas e está em fase final de acabamento, com previsão de inauguração em junho de 2017. A estimativa é que trabalhem na unidade cerca de 220 médicos e 450 funcionários. O HMAP também oferecerá à população atendimento de alta complexidade, já que o município ainda depende exclusivamente de prestadores de serviços privados e de unidades públicas de outras cidades pactuadas com Aparecida.

Também acompanharam a visita a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro; desembargador Nicomedes Borges; membros da Secretaria Municipal de Saúde; o engenheiro responsável pela obra, Guilhermino Moraes Melo; além de uma comitiva do município de Itumbiara: o prefeito eleito José Antônio da Silva Netto e o vice-prefeito Gugu Nader.

Recursos federais

No início deste mês, representantes do Governo Federal entraram em contato com a secretária de Saúde de Aparecida de Goiânia, Vânia Cristina Rodrigues, e com o prefeito Maguito Vilela, sinalizando a possível liberação de recursos para aquisição de  equipamentos para o Hospital Municipal. Assessor especial da Presidência da República, o ex-deputado federal Sandro Mabel informou que o presidente Michel Temer garantiu R$ 18 milhões para este fim.