Maguito criará mais de 6,2 mil vagas para Educação Infantil até 2016

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de outubro de 2014 – “Nossa vida está melhorando e o Cmei faz parte dessa mudança”. Com essas palavras, a merendeira e integrante da comunidade quilombola de Aparecida, Cleuzenice Nunes da Silva, resumiu o sentimento dos moradores do Jardim Tiradentes – lugar onde vive há 24 anos – durante a inauguração do Cmei Leotério Dias Machado, na manhã desta quinta-feira, 23. O Cmei já atende 120 crianças em período integral desde o mês de agosto.

Mãe de um casal de crianças, Larissa Braz de Freitas Nunes, de seis anos, e Kalebe Braz de Freitas Nunes, de quatro, Cleuzenice conta que já conseguiu vaga para a filha mais velha. “Ela já está aqui (no Cmei) desde que ele abriu. Ano que vem já vai para a escola”, contou. Para o pequeno Kalebe, a vaga deve sair no ano que vem. “Com os dois na escola, poderei trabalhar fora. O importante é que está melhorando, já temos duas escolas municipais aqui perto e agora o Cmei”, afirmou ela, que por enquanto trabalha em casa.

Ao visitar as instalações do Cmei e entregar oficialmente a nova unidade, o prefeito Maguito Vilela reiterou que a Educação é prioridade em sua gestão. “Essa é a fórmula para o futuro da humanidade. É a Educação que abre as portas para o bem, fecha as do mal e produz cidadãos conscientes e verdadeiramente livres. Aqui no Cmei as crianças terão assistência completa, incluindo cinco alimentações diárias durante todo o dia”, pontuou o prefeito, que também falou das conquistas da Educação no ensino superior e profissionalizante, com a construção da UFG, IFG, Senai Celso Charuri e instituições privadas que investem em polos universitários na cidade.

De acordo com o secretário Domingos Pereira, a unidade começou a funcionar antes da inauguração oficial, no dia 12 de agosto, priorizando o atendimento à população. A equipe de profissionais foi composta logo após a conclusão das obras e, assim, os alunos que aguardavam vagas foram imediatamente convocados. “Temos 43 Cmeis previstos para Aparecida e à medida que estão sendo concluídos já iniciamos o funcionamento de forma que os alunos sejam rapidamente atendidos”, explicou.

Sete mil vagas em Educação Infantil até 2016

A entrega do Cmei do Jardim Tiradentes elevou para quatro o número de novas unidades entregues nos últimos meses. Outras quatro – dos setores Maranata, Residencial Araguaia, Vila Delfiori e Jardim Bonanza – estão recebendo mobiliários e equipamentos e também serão inauguradas nas próximas semanas. Oito unidades que estão em fase de conclusão também entrarão em funcionamento já em janeiro de 2015, totalizando 16 novos Cmeis em funcionamento no início do ano.

“Ao final da gestão de Maguito Vilela, em 2016, teremos entregue 52 novos Cmeis à população de Aparecida, o que representa pouco mais de 6,2 mil novas vagas. Um salto imensurável para uma cidade que antes deste governo contava com apenas sete Centros Municipais de Educação Infantil”, alertou o secretário Domingos Pereira. Somadas, as unidades novas e antigas da SME oferecerão mais de 7 mil vagas às crianças de zero a seis anos que vivem no município. Em 2008, as vagas não chegavam a mil.

O novo número atenderá com folga a atual demanda reprimida de Aparecida, que segundo cadastro de reservas realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir do Telematrículas, é de cerca de 3 mil vagas.

CMEI – A exemplo das demais unidades, o Cmei do Jardim Tiradentes teve investimento de R$ 1.450.00,00, entre recursos do Ministério da Educação, repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e contrapartida da administração municipal, que também cedeu a área para a construção da unidade.

O novo centro educacional é composto por área de convivência, refeitório, laboratório de informática, brinquedoteca, oito salas de aula, sala dos professores, coordenação, direção e secretaria. O Cmei também terá todas as salas climatizadas, proporcionando maior conforto e um ambiente propício ao aprendizado dos alunos. Ao todo, 120 crianças serão atendidas em tempo integral na unidade.

A inauguração da unidade contou com a presença do secretariado da administração municipal; de vereadores, entre eles o representante da região, Vercelino Amendoim (PSL); da presidente da Associação Quilombola de Aparecida, Maria Lúcia; da diretora da unidade, a professora Lenise de Oliveira Lima; servidores da nova unidade educacional; líderes comunitários da região; da esposa do senhor Leotério, Dona índia da Silva Basto; pais de alunos e demais moradores do setor Jardim Tiradentes.