Maguito é convidado para participar do 7º Fórum Mundial Urbano

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de março de 2014 – O vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), foi convidado pelo Ministério de Relações Institucionais da Presidência da República para participar como palestrante do 7º Fórum Urbano Mundial, que será realizado de 5 a 11 de abril, na cidade de Medellin, na Colômbia, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A oficina temática para qual o prefeito foi convidado tem como tema “o desafio da governança das metrópoles brasileiras”. O objetivo da oficina é demostrar que boas práticas de gestão compartilhada nas grandes metrópoles podem apontar caminhos replicáveis para solução de problemas comuns da atualidade. “A nossa administração em Aparecida é pautada pela parceria com as várias esferas de governo e poderes. Portanto, recebemos esse convite com muita satisfação, porque de certa forma é um reconhecimento da presidenta Dilma Rousseff ao nosso trabalho”, ressaltou Maguito.

A formalização do convite ao prefeito de Aparecida ficou a cargo do subchefe de Assuntos Federativos, Olavo Noleto. “O objetivo é dialogar sobre como a gestão compartilhada dos serviços públicos de interesse comum entre o governo estadual e a administração municipal tem sido estruturado para responder aos desafios da cooperação”, detalhou o documento enviado ao prefeito.

Neste contexto, caso Maguito confirme a participação, a experiência sobre a questão da segurança pública deve ser levada pelo prefeito aparecidense para a oficina. “Mesmo não sendo de responsabilidade do município, o prefeito Maguito Vilela não se ausentou de discutir essa questão. Exemplo disso foi a criação do Gabinete de Gestão Municipal Integrado (GGIM), que reúne todas as forças de seguranças e os órgãos de fiscalização da prefeitura, para definir ações estratégicas nesta área”, sinalizou o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais.

A partir da atuação do GGIM foi implantada a Central de Vídeomonitoramento em Aparecida. A Prefeitura de Aparecida estabeleceu convênio com o Ministério da Justiça para a implantação da central com 50 câmeras ao custo de R$ 2 milhões. “O resultado disso é que a central é utilizada de forma integrada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Samu. Ou seja, exemplo de trabalho conjunto de órgãos municipais, estadual e até federal”, considerou o secretário-executivo do GGIM, coronel Raul Coutinho.

De acordo com o coronel, ocorreu uma redução de cerca de 30% da criminalidade na área monitorada. A experiência deu tão certa que o prefeito Maguito Vilela trabalha para ampliar a área coberta pelo vídeomonitoramento.