Maguito e Ribamar inauguram Centro de Referência do Idoso

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Unidade garantirá mais dignidade aos idosos do município, ampliando atendimentos já realizados pela Secretaria de Assistência Social.

Aparecida de Goiânia, 29 de março de 2016 – Os idosos de Aparecida de Goiânia estão em festa. Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 29, a sede própria do Centro de Referência da Terceira Idade de Aparecida, no setor Village Garavelo. Antes a unidade funcionava em uma sala no Centro de Cultura José Barroso. A mudança foi necessária para melhor atender os mais de 2,5 mil idosos cadastrados na Secretaria de Assistência Social e também as centenas de idosos que participam das atividades do Centro.

De acordo com o prefeito Maguito Vilela é de fundamental importância ter um espaço para que as pessoas da terceira idade possam se movimentar, fazer novas amizades e sair da ociosidade que os anos avançados causam. “Todos os idosos já colaboraram com seu trabalho para o desenvolvimento da cidade e do país, agora precisam de ter espaços e políticas públicas para que possam desenvolver atividades, dançar, mexer o corpo e sair da ociosidade que a idade provoca”, pontuou Maguito.

Hoje Aparecida conta com quatro espaços que atende os idosos aparecidenses oferecendo diversos serviços e atividades. Os espaços estão distribuídos entre os setores Jardim Tiradentes, Vila Brasília e Nova Cidade. “Agora esse espaço é nosso e poderemos aumentar ainda mais os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso”, destacou a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Ângela Rita Diniz Ramos Silva, acompanhada da primeira dama de Aparecida, Flávia Teles.

O secretário de Assistência Social, José Ribamar, sublinhou ainda que o objetivo dos grupos da terceira idade é promover sempre o lazer. “Nossa missão é cuidar da população em vulnerabilidade social e também de promover o lazer e o social de todos, por isso nossas atividades estão sempre voltadas para melhor atender o cidadão aparecidense e os idosos, que formam um grande número em Aparecida, não poderiam ficar de fora. E aqui no novo Centro terão mais espaço para se divertirem e se movimentarem”.

A aposentada Bela Nilza de 62 anos mora no Jardim Riviera e participa todos os dias das atividades do Centro de Referência. “Minha vida mudou totalmente depois que passei a frequentar e participar das atividades do Centro de Referência, pois fiquei muito perdida depois que fiquei viúva. E as atividades me tiraram da solidão e da depressão. Aqui eu faço artesanato, danço bastante e me divirto muito. Sou feliz com minhas novas amizades e minha nova vida”, relata a aposentada depois de arrastar os pés pela pista de dança com seu parceiro.

REMUDEPI – A Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso envolve também o Ministério Público e dez secretarias municipais com objetivo é oferecer condições mínimas de qualidade de vida aos idosos da cidade, facilitando serviços e atendimento em saúde e inclusão social. “A partir da rede, nossos idosos não precisam, por exemplo, buscar o 0800 da Saúde. Mantemos um canal direto com a SMS para encaminhar essas pessoas sempre que necessário e a partir do acompanhamento dos nossos assistentes”, explicou Ângela.

No espaço, os idosos recebem assistência jurídica; atendimento psicossocial; confecção do cartão de estacionamento pela SMTA; cadastramento no Bolsa Família; carteirinha do idoso; cadastramento para IPTU gratuito (Fazenda Municipal); alfabetização; atividades de esporte, lazer e terapia ocupacional; oficinas de bodado, tear e pintura;recebimento e apuração de denúncias de crimes contra idosos, entre outros atendimentos.

“A sede própria nos permitirá ampliar também os atendimentos oferecidos. A confecção do passaporte do idoso, por exemplo, que antes era feito apenas no Vapt Vupt, agora será feito pelo centro, com o preenchimento dos formulários, e concluídos nas unidades do Estado, pelos nossos servidores. Isso facilita a vida do idoso, evita que tenha que se deslocar”, completou a coordenadora.

EXPEDIENTE – Os atendimentos no Centro de Referência em Assistência da Pessoa Idosa serão realizados diariamente por seis funcionários da Secretaria de Assistência Social. Os serviços prestados pelas outras secretarias e pelo Ministério Público ocorrerão uma vez por semana, ou conforme a demanda, com aviso prévio aos idosos assistidos.